Tudo de novo na gama Husaberg 2013
Durabilidade e qualidade máxima
Husaberg apresenta em 2013 uma nova geração de motas completamente revistas e com a inclusão de um novo modelo, que assim coloca a marca em todas as classes de competição. Husaberg é uma marca de puro enduro!
Com uma completamente nova e ampliada gama de modelos, Husaberg alcança o nível máximo de um fabricante exclusivo de motas de enduro. Trata-se da única marca que se centra exclusivamente nesta modalidade e assim se proclama com o novo lema corporativo “PURO ENDURO”. Este foco claro garante que todos os detalhes dos novos modelos foram concebidos com a máxima eficiência, seja para alta competição ou apenas hobby.
Os modelos
FE 250: A primeira 250cc da marca Husaberg. Versátil, maneável e muito ágil. Esta mota pode ser pequena mas está longe de fraca no terreno, tornando-se ideal para a inserção na classe E1.
FE 350: Uma recuperação da gama Husaberg. Modelo que em 1991 ganhou mesmo um título mundial. Simbiose perfeita entre potência, resistência e uma incrível agilidade.
FE 450: A obra-prima da tecnologia 4T, perfeitamente equipada, apresentado um quadro leve e bastante estreito. Com um novo motor convencional e agora com menos 2 kg torna-se assim o modelo 450cc mais ágil do mercado.
FE 501: O regresso de uma lenda. A Husaberg começou em 1989 com a FE 501 e agora com o reestruturado modelo, representa perfeitamente o espírito da Husaberg: máxima facilidade de pilotagem sem compromisso.
TE 125: O Enduro pode ser tão fácil. A TE 125 é a combinação perfeita de potência máxima e peso mínimo na menor das cilindradas. A mota ideal para as novas gerações do enduro mundial.
TE 250: Nem todas as motas da categoria E2 têm que ser 4t e a TE250 é a prova disso. Com uma entrega de potência ainda mais “alegre”, mais recursos e um quadro completamente novo, a TE 250 não tem medo de qualquer desafio.
TE 300: Com um motor novamente melhorado e um novo quadro, a TE 300 é agora ainda mais poderosa e ágil. Com a sua relação potência / peso imbatível, é a mota ideal para enduro extreme, como tem demonstrado o indiscutível “hard-rider” Graham Jarvis. Destaque para este modelo que é líder de vendas na gama Husaberg.
Parte ciclística
Desde o novo quadro, à nova geração de sub-quadro em poliamida, passando pela nova estética e uma nova e patenteada suspensão WP de quatro câmaras, nada se mantém igual.
O quadro em duplo berço central, é feito com os mais leves tubulares de aço cromo-molibdênio impressiona com a sua elevada rigidez de torção para curvas de alta precisão e estabilidade em linha recta, apoiando a absorção pelos impactos da suspensão traseira na roda através rigidez longitudinal reduzida.
O novo sub-quadro, feito de poliamida reforçada com fibra de vidro, agora também utilizado em modelos 2T é formada por três elementos independentes unidos por parafusos. O design garante durabilidade máxima com peso mínimo. Além de incorporar inúmeros componentes eléctricos, esta segunda geração de sub-quadros em poliamida possui “pegas” perfeitamente integradas e protegido de lama, para fácil aderência, mesmo nas condições mais adversas.
A ergonomia é essencial em qualquer corrida de enduro. Por isso, as novas motas apresentam um novo conjunto de assento, depósito e palas laterais realmente estreito. Todo o conjunto funciona como um espaço perfeito de ligação entre piloto e máquina, também oferecendo a esta nova geração de modelos um moderno e exclusivo design.
Com a nova suspensão WP de cartucho fechado com tecnologia 4CS (sistema quatro compartimentos), os modelos Husaberg continuam a marcar diferença e a colocar a fasquia na alta gama. Esta recentemente patenteada tecnologia, garante uma resposta constante de amortecimento em todo o curso, compressão progressiva ajustada separadamente, possuindo também um peso inferior à convencional suspensão de cartucho fechado. Esta suspensão impressiona pela sua facilidade em afinações apenas na parte superior com manípulos bastante intuitivos e simples.
· Cada modelo possui um amortecedor WP PDS com ajuste específico e 7mm mais largo para maior progressividade e resistência.
· Sistema de arrefecimento com ventiladores de série em todos os modelos 4T.
· Escape em alumínio de alta qualidade de acordo com a nova regulamentação FIM (112 dB [A] a 2 metros máx.)
· Aros mais leves aprox. 200gr. graças às novas cabeças de raios em alumínio.
· Nova escora aprox. 300gr. mais leve e com fixação do amortecedor 5mm mais curta. Perfis mais altos e uma flexibilidade optimizada para absorção dos choques do amortecedor e quadro.
· Nova mesa de direcção nos modelos TE250 e 300 (20mm em vez de 22mm) para uma maior estabilidade em curva.
· Nova caixa de filtro com melhor fluxo. A substituição do filtro pode ser feita ainda mais rapidamente e sem a necessidade de ferramenta.
· Depósito de gasolina transparente com aumento de capacidade para os modelos 4T (9,5 litros).
· Travões Brembo de alta qualidade, seguindo as melhores referências do mundo offroad.
· Protecção de motor em plástico e resistentes protecções de manetes em todos os modelos. A parte inferior do sub-quadro faz também o trabalho de protecção do quadro.
Os motores
Todos os modelos Husaberg, à excepção da TE 125, vêm munidos de fiáveis sistemas de arranque eléctrico, facilitando obviamente a saída de situações menos agradáveis no terreno. Além disso as TE250 e 300 possuem pedal kick´s de origem, pois devido à experiencia positiva nos modelos 4T, os mesmos vêm para o mercado sem o respectivo pedal baixando obviamente o peso do conjunto – opcional e com venda disponível nos acessórios PURE Tech.
A FE 250 e FE 350 são alimentadas com motores DOHC extremamente compactos, que se distinguem pelo seu carácter vivo e entrega de potência suave. À semelhança das irmãs mais velhas, estão equipados com um sistema de injecção electrónica Keihin de 42 mm e compressão automática de temperatura e altitude. A injecção é regulada individualmente para cada cilindro, sendo capaz de modificar o mapa do mesmo com o interruptor opcional disponível na gama de acessórios PURE TECH, para satisfazer os gostos e necessidades de cada piloto.
Os cárteres de novo 450/501 - como no FE 350 - são feitos de alumínio fundido de alta pressão, permitindo que as paredes mais finas e com a mesma rigidez, assegurem um menor peso. A par com a redução de massa também do pistão, biela e cambota, reduzem o peso total em cerca de 2 kg´s. Com estas significativas reduções e a alteração do tipo 70°, são compensados com o novo motor de tipo convencional, oferecendo as seguintes vantagens:
· Motor mais compacto que consequentemente torna toda a mota mais compacta.
· Colector de escape simplificado, eliminando a transferência de calor indesejado para o reservatório da caixa de filtro.
· Caixa de filtro com maior capacidade.
· Menor ruído de admissão.
· Centro de gravidade mais baixo para o motor/mota.
Breve resumo de outras novidades dos motores:
· Nova embraiagem aprox. 250 gr. mais leve com “campana” em aço sem anti-desgaste, amortecedor integrado para a reduzida deterioração da transmissão e novo sistema de pré-carga mais fácil de usar, graças ao diafragma (FE 350/450/501, TE 250/300).
· Significativa redução das vibrações nos modelos 4T graças às menores massas oscilantes.
· Optimizado circuito de lubrificação com duas bombas de óleo nos motores 4T.
· Alternador refrigerado a óleo com uma capacidade de 196A para uma alimentação suficiente da injecção de modelos 4T, assim como de todos os componentes eléctricos.
· Cilindros optimizados especialmente adaptados para cada motor com válvulas de titânio (FE 450/501: válvulas de escape de aço).
· Novas lamelas V-Force 4 (TE 250/300) para uma melhor entrega de potência.
· Melhores prestações de todos os modelos 2T graças à nova admissão em total sintonia com a nova caixa de filtro.
Resumidamente estas são as novidades dos modelos Husaberg 2013, estando os modelos disponíveis durante o mês de Setembro. Para encurtar esta espera podem acompanhar todas as novidades e imagens através de:
Rede social Facebook: https://www.facebook.com/HusabergPortugal
Vídeo promocional gama Husaberg 2013
Texto: Husaberg Portugal
Fotos: DR
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