A subida mais longa! Ponte da Gandra - Pico do Gralheiro

 A região da Serra da Freita tem um enorme potencial para a pratica do ciclismo de estrada, seja pelas estradas com bom piso e pouco trânsito, seja pelas magnificas paisagens marcadas pelo acentuado relevo, proporcionando assim a criação de belos e desafiantes traçados!


Com vista a formular uma proposta para apresentar à Câmara Municipal de Vale de Cambra, para a implementação de uma ou mais "Subidas Épicas" (+info https://www.bike-roads.com/) no nosso concelho, mas também para que sirva de motivação para que outros concelhos vizinhos sigam esta tendência, iremos promover virtualmente a "A subida mais longa do Vale dos Duros".


O trajeto

O trajeto que liga a Ponte da Gandra ao Pico do Gralheiro na Serra da Freita, onde se situa agora o Radar Meteorológico, proporciona um desafio com 18km e um acumulado de 900m, o que dá uma classificação de Categoria Especial HC a esta subida!

Junto à Ponte da Gandra iremos colocar um painel informativo, para promover a iniciativa e simbolizar o inicio da subida.


Apelamos a todos os aficionados do ciclismo em geral

Participem neste desafio que agora estamos a propor, para que assim possamos elaborar a proposta com dados concretos, mostrando que o ciclismo na região pode ter um papel importante na promoção dos territórios e no desenvolvimento da micro economia local, principalmente do interior destes concelhos à volta da Serra da Freita.

Iniciativa virtual até dia 31 de Outubro

Quem tiver o KOM/QOM e o/a LOCAL LEGEND no segmento do STRAVA no final dessa data, irá receber uma lembrança simbólica de nossa parte!

No entanto estamos abertos a parceiros que se queiram juntar a nós, para fazer crescer a iniciativa.

ACEITA ESTE DESAFIO E SUPERA-TE. 

 Dos 210 aos 1045 metros de altitude, só para Duros!



Nos últimos metros até ao Radar ainda vão fazer um troço de "Sterrato", que se faz bem com a bicicleta de estrada.



O Desafio

Trajeto da subida mais longa:

Gráfico de altimetria:


Segmento STRAVA:


NOTAS


1. Todos podem participar. Não é um evento organizado, apenas um desafio virtual para nos mantermos ativos.
A participação é livre e gratuita, bastando apenas descarregar o track GPS com o trajeto da subida.
Quem não tiver dispositivo GPS, pode usar a APP ALLTRAILS ou STRAVA a partir do smartphone.
Os menores de idade devem ser acompanhados por um adulto responsável, dado o trajeto ser todo realizado em estrada aberta à circulação viária.

2. Desafio virtual na plataforma STRAVA. O QR Code para o segmento está abaixo do gráfico da altimetria.
Percorram este trajeto da subida mais longa ou um dos circuitos que sugerimos no blog, sempre com o máximo cuidado e atenção, pois vão andar de bicicleta na via publica.

3. Os dados sobre o trajeto foram analisados a partir do Google Earth, podendo haver variação de valores noutras APP’s ou dispositivos GPS.

4. Caso o tempo esteja de chuva ou piso molhado, tenham especial atenção às descidas acentuadas para evitarem acidentes!

Sugestões para fazerem uma volta pela região

A SUBIDA MAIS LONGA - 40 KM

Neste trajeto a sugestão de regresso a Vale de Cambra, passa pelo planalto da Serra da Freita, Frecha da Mizarela, descendo depois pela Póvoa dos Chões, onde pedimos especial cuidado na descida bastante acentuada! Uma sugestão de paragem em Função no Bar da Mata e o trajeto segue depois sempre pela EM 550, atravessando o centro de Macieira de Cambra, para depois entrar na estrada EN 227 até ao centro da cidade de Vale de Cambra, ondem também podem fazer como os ciclistas locais e refrescar a garganta no Café A Sombrinha!


A SUBIDA MAIS LONGA - 70 KM

Uma sugestão mais adequada para quem quiser uma desafio maior e eventualmente passar um dia completo pela região. O regresso é feito pelas encostas sul da Serra da Freita, passando por algumas aldeias remotas, como a Agualva e a Lomba de Arões. A sugestão de paragem para reforço, fica em Arões, para degustarem as famosas Bifanas no Pão do Café O Celeiro, mesmo no centro de Arões. Energias carregadas, segue-se depois algumas subidas até ao alto de Junqueira, que atravessam algumas belas aldeias e locais que recomendamos uma pequena paragem, como será o caso do Santuário de Nossa Senhora da Saúde da Serra, já em Gestoso, mesmo antes da grande descida pela EN 328 que termina no centro da cidade de Vale de Cambra.

Comentários

Publicações mais vistas