Sustentabilidade

Assinatura do Compromisso pela Bicicleta. Murtosa - 2016

O que é a Sustentabilidade?

“o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades, garantindo o equilíbrio entre o crescimento económico, o cuidado com o ambiente e o bem-estar social.”, in Relatório Brundtland, 1987.


Contributo do Vale dos Duros para a promoção da Sustentabilidade

Desde a sua fundação que o Vale dos Duros tem como missão, praticar e transmitir os valores que nos podem levar à sustentabilidade, tendo especial dedicação à defesa da Serra da Freita, Serra do Arestal e às suas aldeias.

 

  • Desde o início do blog e com regularidade, são criados de conteúdos digitais para promover o uso da bicicleta, como uma forma de turismo ativo, um meio de transporte sustentável e ecológico para ir à descoberta de uma região.


  • Dinamização do núcleo de Vale de Cambra, no Projeto LIMPAR PORTUGAL, ao serviço do Sport Clube de Cambra e do Município de Vale de Cambra. Nesta iniciativa que decorreu a 20 de Março de 2010, entidades e associações locais, adultos e crianças, uniram-se para retirar da floresta Valecambrense, mais de 24 toneladas de resíduos!


  • Desmarcar a Pedalar! Uma iniciativa lançada pelo Vale dos Duros em 2012, à qual se juntaram vários grupos BTT da região, com o objetivo de chamar à atenção para o problema das fitas plásticas, que ficavam nas serras após os eventos de diversas organizações e modalidades! Esta ação foi amplamente divulgada nos jornais locais de Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis, além das redes sociais.

Desmarcar a Pedalar - Ação ambiental - 2012

  • Os eventos, iniciativas e rotas temáticas promovidas pelo Vale dos Duros, têm por base a NAVEGAÇÃO POR GPS, desmaterializando assim a marcação dos percursos.

  • Legalização dos eventos junto do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, respeitando sempre as instruções recebidas e informando os participantes sobre a passagem por Sítios de REDE NATURA 2000, nomeadamente as Serras da Freita e Arada.

  • Nos eventos e rotas temáticas só utilizamos caminhos existentes, promovendo a recuperação de alguns caminhos antigos, através da sua utilização e também com ações de limpeza seletiva.



  • Elaboração de um GUIA DO PARTICIPANTE para todos os eventos, reforçando as boas praticas a adotar no decorrer da atividade, com informação sobre locais de interesse natural, recomendações sobre segurança, sensibilização sobre boas praticas na passagem por Sítios de Rede Natura 2000, respeito pelos terrenos privados e passagem por aldeias.


  • O evento O Vale dos Duros GPS - Turismo em Bicicleta BTT, está associado desde a primeira edição ao DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS, realizando uma ação de reflorestação no decorrer do percurso, envolvendo assim todos os participantes do evento. Esta ação tem o apoio da Câmara Municipal de Vale de Cambra, através do Gabinete Florestal e Sapadores Florestais, que previamente preparam um terreno, abrem as covas e arranjam as árvores adequadas ao local, bem como protetores e estacas, para depois serem plantadas pelos participantes.




  • Na promoção dos eventos, são colocados CARTAZES nos estabelecimentos comerciais por onde vai passar o percurso, com o objetivo de informar os residentes das aldeias atravessadas, mas também incentivar os participantes a consumir nestes locais sugeridos pela organização, dado que os eventos não disponibilizam abastecimentos ou quando são incluído na inscrição, são contratados serviços diretamente a estes pequenos negócios.

Mini Duros na distribuição dos cartazes - Aldeia da Felgueira - 2020


  • Parte das receitas do evento O Vale dos Duros GPS - Turismo em Bicicleta BTT, tem revertido a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra.

Entrega do donativo aos Bombeiros, com presença de mini duros - 2018


  • Criação do evento virtual A SUBIDA MAIS LONGA, para incentivar ciclistas e betetistas a visitarem Vale de Cambra e a partir da cidade, percorrer de bicicleta os trajetos sugeridos, com recursos à navegação por GPS. Uma iniciativa sustentada nas parcerias.

Para organizar esta iniciativa, foram envolvidos os pequenos negócios por onde passavam os percursos, nas variantes ESTRADA e BTT, incentivando os participantes a consumir nas aldeias da Serra da Freita e Arestal.

  • No decorrer da dinamização da iniciativa A Subida Mais Longa, houve lugar a uma reflorestação no Km 19 da variante BTT, para assinalarmos o Dia Internacional das Florestal 2022.


  • Criação da Credencial da Subida Mais Longa - Variante BTT, a qual está disponível para levantamento no Quartel dos Bombeiros, em troca de um donativo que reverte diretamente para esta instituição. As credenciais foram oferecida pela Câmara Municipal de Vale de Cambra, parceiro fundamental desta iniciativa. No decorrer do percurso, os participantes podem recolher selos nos estabelecimentos parceiros, sendo incentivados pela organização a consumir alguma coisa para obter o referido selo.



A sustentabilidade pratica-se e transmite-se às gerações mais novas.

Publicações mais vistas