Acerca do Vale dos Duros


Vale dos Duros - Clube de Ciclismo de Vale de Cambra

Objeto

O clube de praticantes “Vale dos Duros - Clube de Ciclismo de Vale de Cambra”, tem por objeto exclusivo a organização da prática da modalidade desportiva do ciclismo, nas suas diversas vertentes, enquanto atividade ligada ao desporto lúdico e ao lazer, numa lógica essencialmente não competitiva e sem fins lucrativos, sem qualquer orientação política ou religiosa, procurando igualmente contribuir para a promoção do uso da bicicleta, como uma forma de turismo ativo, um meio de transporte sustentável e ecológico para ir à descoberta da região de Vale de Cambra e das Montanhas Mágicas® (Serras da Freita, Arestal, Arada e Montemuro).

Estatutos do Clube

Produto

1. Promoção da região de Vale de Cambra através da bicicleta;
2. Criação de conteúdos digitais para promoção do turismo em bicicleta, BTT e Estrada;
3. Organização e promoção de eventos, com foco no BTT;
4. A Subida Mais Longa - da Ponte da Gandra ao Pico do Gralheiro (Estrada e BTT), iniciativa virtual que surgiu durante a pandemia COVID-19;
5. Escola BTT.

Divulgação

Nos canais online do Vale dos Duros, desde o blog às redes sociais, mas também através de parcerias com meios de comunicação social, com particular destaque para o Jornal A Voz de Cambra.

Contactos

Joel Oliveira Santos / +351 916 304 222
Nuno Santos Tavares / +351 914 218 141
valedosduros.clube@gmail.com

Registos

NIPC 902255401

Descrição da logomarca

Representar de uma forma simplificada, a geomorfologia característica de Vale de Cambra.

As formas a preto representam as Serras que circundam e dão o ser ao Vale (de Cambra). Serra do Pereiro – Srª da Graça, Serra da Escaiba, Serra do Arestal e a Serra da Freita.

A forma a azul ao centro, representa a água dos Rios e Ribeiras que escorrem pelas serras até desaguarem no vale.

Como surgiu

O Vale dos Duros surgiu a 25 de Junho de 2008, em forma de blog, para registar e partilhar online as aventuras dos entusiastas do Enduro (Motociclismo) e do BTT (a partir de 2009), do concelho de Vale de Cambra, promovendo também a região como um destino turístico para a pratica de desportos de natureza.

Joel Oliveira Santos

Fundador e bloguer desde o inicio, considera o Vale dos Duros um projeto de vida, tendo contado com o apoio de diversos amigos ao longo destes anos, sendo a partilha a base para a sustentabilidade.

"O contacto com a natureza como uma forma de estar na vida, a promoção do turismo ativo responsável como uma missão e um trabalho a desenvolver."

Cronologia

2008

  • Criação do Blog "O Vale dos Duros" (www.valedosduros.pt), centrado ainda na promoção do Enduro (Motociclismo), mas passando logo a também promover o BTT em 2009.

Nos primeiros anos do blog, tenho de destacar as inúmeras reportagens fotográficas/video de provas de Enduro (Motociclismo), a nível regional, nacional e internacional, tendo marcado presença em duas provas do Campeonato Mundial de Enduro fora de Portugal (Itália 2010 e França 2012) e uma prova de Enduro Indoor (Espanha 2010). Permitiu obter muito conhecimento baseado na experiência, conhecer novas realidades, organizações, formas de fazer e promover, conhecer muitos e bons amigos que ainda hoje se mantêm!

Mundial de Enduro em Itália - e a tal Lua de Mel em Lovere! - 2010

Destas reportagens todas, tenho de destacar a que foi realizada dentro do Campeonato Nacional de Enduro 2012, o “Piloto Hobby”, onde o blogger se tornou Piloto e mostrou o lado de dentro da competição, a preparação do Piloto e Mota antes das provas, imagem e divulgação, reconhecimentos das especiais, entrevistas com pilotos da Elite, vídeos onboard, etc, (Pesquisar no arquivo do Blog).

Campeonato Nacional de Enduro - Figueira da Foz - 2012

2009

  • Início da participação em alguns eventos de BTT locais, com destaque para as atividades organizadas pelo IntercaimaBike, BTT Arouca, Escola de Ciclismo Bruno Neves e pelos Sempre a Pedalar de Cesar, que organizavam uma prova distinta na região, o ORI BTT - orientação por RoadBook.

Joel Santos e Sérgio Moreira nas primeiras pedaladas. Vale de Cambra - 2009

2010

  • Dinamização do núcleo de Vale de Cambra, no Projeto LIMPAR PORTUGAL, ao serviço do Sport Clube de Cambra e do Município de Vale de Cambra. Nesta iniciativa que decorreu a 20 de Março de 2010, entidades e associações locais, adultos e crianças, uniram-se para retirar da floresta Valecambrense, mais de 24 toneladas de resíduos!

Briefing com os voluntários do núcleo de Vale de Cambra - 2010

2011

  • Acompanhamento e promoção da equipa Valecambrense ACMOTOS | TM Racing em todas as provas do Campeonato Nacional de Enduro 2011, a qual conquistou dois títulos nacionais nesta época, Carlos Alberto Campeão na classe Open 2 e o Valecambrense António Carmo foi Campeão na classe Veteranos!

  • Acompanhamento e cobertura fotográfica/vídeo das provas do CREN - Campeonato Regional de Enduro Norte 2011.

Joel Santos e Jorge Gomes, a equipa de reportagem

  • Colaboração na promoção da prova do Campeonato Mundial de Enduro, realizada em Vale de Cambra, ainda ao serviço do Sport Clube de cambra, com a criação de guias para o publico, conteúdos digitais para o site da prova, ações de promoção e acompanhamento de toda a organização do evento. Este trabalho de promoção foi realizado em parceria com a Cibersistemas do saudoso Miguel Oliveira, com quem muito aprendi sobre o mundo digital, tendo também o apoio da Márcia Bastos através do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Vale de Cambra.



Todas as ações foram desafiantes, mas tenho de destacar o dia em que fomos para o estádio de futebol de Aveiro, promover a prova em dia de jogo da Seleção Nacional de Futebol!

Joel Santos e Ernesto Fernandes - 2011

2012

  • Criação da rubrica O Piloto Hobby, realizada dentro do Campeonato Nacional de Enduro, com o objetivo de promover a nova classe dedicada aos amadores. Além da família e todos os parceiros que me apoiaram nesta aventura, a colaboração do Jorge Gomes (Modo J) foi fundamental para o sucesso desta reportagem.


  • Acompanhamento e cobertura fotográfica/vídeo das provas do CREN - Campeonato Regional de Enduro Norte 2012, com particular destaque para a Equipa Porto Enduro, com quem colaboramos para promover a participação das Mulheres nas provas de Enduro em Portugal.

André Ferreira, Sofia Pereira e Ricardo Brites

  • Cobertura fotográfica/vídeo oficial na prova internacional de Extreme Enduro, a Extreme XL de Lagares.

Joel Santos, Nuno Tavares e Jorge Gomes, a equipa de reportagem

Desde Julho de 2012, as motas foram sendo trocadas pelas bicicletas, sendo o BTT a atividade principal.

  • Criação do Bike Team associado ao blog Vale dos Duros.


Foto do grupo inicial, no Passeio BTT de Teamonde - 2013

Início da participação regular em eventos e iniciativas a nível local, regional e nacional, com particular destaque para os eventos BTT guiados por GPS, o Assalto ao Caramulo, Geobike Challenge, Circuito NGPS, Circuito GPS EPIC SERIES.

 

  • Participação na ETAPA DA VOLTA, da Volta à Portugal em Bicicleta, com partida e chegada em Viseu.

Rui Costa e Joel Santos na chegada à Meta. Viseu - 2012

  • Primeira participação no Assalto ao Caramulo, com partida em Destriz - Oliveira de Frades.


  • Coorganização do Passeio BTT por Trilhos de Teamonde, em Teamonde - Oliveira de Azeméis.

2013

  • Colaboração na prova do Campeonato Nacional de Enduro, realizada em Vale de Cambra e organizada pelo Sport Clube de Cambra. O Bike Team do Vale dos Duros ficou responsável pela Especial Cronometrada EXTREME TEST, em Algeriz.


  • Acompanhamento da equipa Valecambrense ACMOTOS | TM Racing na ultima prova do Campeonato Nacional de Enduro, realizada na Figueira da Foz, onde o também Valecambrense Stefan Pinheiro se sagrou Campeão Nacional de Enduro na classe Verdes.

Consagração do Stefan Pinheiro, com o titulo de Campeão Nacional

Filiação na Federação Portuguesa de Ciclismo, vertente CPT - Ciclismo para Todos, através da Associação de Cicloturismo do Centro.

  • Participação nas etapas do Circuito NGPS, Arouca, Maia e Cinfães, com destaque para o GEObike Challenge, a primeira volta de bicicleta à Aldeia Mágica de Drave. Neste ano também foi a primeira participação na etapa da Aldeia da Gralheira, com um grande nevão na Serra de Montemuro!

Participação na etapa do NGPS na Aldeia da Gralheira, Cinfães - 2013.

  • Personalização dos quadros Vale dos Duros de roda 29". Estas bicicletas acabaram por se tornar numa das imagens de marca das publicações do blog.


  • Coorganização do Passeio BTT por Trilhos de Teamonde, em Teamonde - Oliveira de Azeméis.

2º Passeio BTT por Trilhos de Teamonde da URDT

2014

  • Colaboração na prova do Campeonato Mundial de Enduro, realizada em Vale de Cambra e organizada pelo Sport Clube de Cambra. O Bike Team do Vale dos Duros ficou responsável pela Especial Cronometrada EXTREME TEST, em Algeriz.



A partir de 2014, o foco passou a ser apenas a Bicicleta.

Publicações regulares, criação de rotas digitais, organização de eventos guiados por GPS, tendo por objetivo a promoção do território através da utilização da bicicleta.

  • Formação: Curso de Técnico de Centros de BTT, da Federação Portuguesa de Ciclismo, realizado em Macedo de Cavaleiros.

Formação Técnicos de Centro de BTT - Macedo de Cavaleiros - 2014

  • Criação do evento O Vale dos Duros GPS - Turismo em Bicicleta BTT, em Vale de Cambra. A primeira edição foi integrada na 2ª Etapa do Circuito NGPS, com partida no Parque da Cidade de Vale de Cambra, contando com a participação de 970 participantes. O grupo BTT Vale de Cambra/COVEMA foi parceiro deste evento.


Esta edição ficou marcada pelo número de participantes, que nos ajudaram a angariar 5 mil euros para oferecer aos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra!

Entrega do donativo de 5 mil euros aos Bombeiros - 2014

  • Participação nas etapas do Circuito NGPS: Lousã, Vale de Cambra, Vizela, Guimarães, Mesão Frio, Terras de Bouro, Maia.

Participação em família no NGPS de Guimarães - 2014

De todas estas etapas, a de Terras de Bouro organizada pelos Super Fraquinhos, foi um verdadeiro desafio de superação pessoal! Foram cerca de 110km a pedalar pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês, com destaque para a travessia da fronteira e fuga até às termas de Lobios, para um revigorante banho quente no Rio Caldo!

Joel Santos, David Campos e Jaime Correia. TSF Gerês - 2014

  • Colaboração na prova de Downhill Urbano, realizada em Vale de Cambra e organizada pela Associação Académica de Cambra.

O Bike Team do Vale dos Duros com o atleta Zé Manel Borges

  • Participação em provas da TAÇA REGIONAL CENTRO DE XCM, em conjunto com a equipa Valecambrense FisioSimetria. Maratonas de Coimbra, Gouveia e Montemor-o-Velho.

Partida da Maratona da Abrunheira, Montemor-o-Velho - 2014

  • Participação numa prova da TAÇA DE PORTUGAL DE XCM. Maratona BTT 5 Cumes - Barcelos.

Partida da Maratona dos 5 Cumes - Taça de Portugal XCM - 2014

Participação no grupo de trabalho para a criação e lançamento do Circuito GPS EPIC SERIES. No final deste ano ainda se realizou a Etapa 0 do Circuito GPS EPIC SERIES, com regresso à Aldeia da Gralheira na Serra do Montemuro - Cinfães, onde os organizadores apresentaram as suas etapas.

Apresentação das etapas do circuito GPS EPIC SERIES para 2015

2015

  • Organização do evento O Vale dos Duros GPS - Turismo em Bicicleta BTT, inserido na 2ª Etapa do Circuito GPS EPIC SERIES em Vale de Cambra, com partida na Aldeia da Felgueira, contando com a participação de 550 participantes.



Registo da marca "Vale dos Duros" no INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

 

  • Formação: Participação nas diversas conferências do PORTUGAL BIKE VALUE, ações promovidas pela UA - Universidade de Aveiro e ABIMOTA - Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas.

Apresentação do evento O Vale dos Duros GPS, num workshop realizado na UA - Universidade de Aveiro - 2015

  • Finishers do Circuito GPS EPIC SERIES 2015, com participação nas etapas: Seia (até à Torre da Serra da Estrela, com muita muita neve!), Vale de Cambra, Macedo de Cavaleiros, Ponte da Barca, Marco de Canaveses, Murça, Maia.

Ultima etapa do ano com diversos grupos de Vale de Cambra. Maia - 2015

  • Participação no Assalto à Serra da Freita, com partida em Vale de Cambra.

2016

  • Organização do evento O Vale dos Duros GPS - Turismo em Bicicleta BTT, com o tema Rota da Água e da Pedra das Montanhas Mágicas, com partida no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra, contando com cerca de 200 participantes.


  • Participação nas etapas do circuito GPS EPIC SERIES 2016: Etapa 0 em Marco de Canaveses e a 1ª Etapa com o regresso à Aldeia Mágica de Drave, com partida em S. Pedro do Sul.

Convívio entre os diversos grupos de Vale de Cambra, na Aldeia de Drave - 2016

  • Participação na Peregrinação de Cicloturismo a Fátima, organizada pelo IntercaimaBike. Vale de Cambra - Fátima.

Grupo na chegada ao Santuário de Fátima - 2016

  • Dinamização do EUROPEAN CYCLING CHALLENGE em Vale de Cambra, Team AMP - Área Metropolitana do Porto, ao serviço do Município de Vale de Cambra. Uma iniciativa que decorreu durante o mês de Maio e consistiu na promoção da bicicleta para deslocações diárias, organização de um passeio urbano pela cidade e uma Gincana de Bicicletas para crianças, a qual teve a colaboração da Escola de Condução Cambrense, para a dinamização de uma pista com sinais de trânsito.



  • Formação: Assinatura do COMPROMISSO PELA BICICLETA, uma iniciativa promovida pela UA - Universidade de Aveiro. 

Assinatura do Compromisso pela Bicicleta. Murtosa - 2016

"O objectivo do COMPROMISSO é colocar na agenda pública o tema da bicicleta nas suas múltiplas dimensões, alinhar os esforços dos vários parceiros (governo, autarquias, universidades, empresas do sector, empresas em geral, organizações da sociedade civil)..." Compromisso pela Bicicleta.

  • Dinamização das atividades da SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE em Vale de Cambra, ao serviço do Município de Vale de Cambra. Durante esta semana realizou-se um Passeio Urbano pela Cidade, os residentes poderam experimentar bicicletas com assistência elétrica e dinamizou-se uma Gincana de Bicicletas no Agrupamento Escolar do Búzio para os alunos do 5º e 6º ano.


  • Participação no Assalto ao Caramulo, com partida em Destriz - Oliveira de Frades.

Participação com diversos grupos de Vale de Cambra. Destriz - 2016

2017

  • Participação na 1ª Etapa do Circuito GPS EPIC SERIES, realizada em Miranda do Corvo, com regresso às Aldeias do Xisto.

Passagem pelas Aldeias do Xisto. Cabril - 2017

  • Organização do evento O Vale dos Duros GPS - Turismo em Bicicleta BTT, com o tema Serra do Arestal - O Regresso ao Talho, com partida em Junqueira, contando com cerca de 370 participantes.



Participação no Projeto do Centro de BTT de Vale de Cambra e posteriormente alargado para Centro de BTT Serra do Arestal, numa parceria entre os Municípios de Vale de Cambra e Sever do Vouga. Este projeto envolveu diversas entidades e contou com a participação dos diversos grupos de btt de Vale de Cambra.

Apresentação publica do projeto - Vale de Cambra - 2018

  • Formação: Oficinas de Capacitação dedicadas ao tema “Ciclismo e Dinamização da Atividade Turística” realizadas pela Federação Portuguesa de Ciclismo, com o apoio do Turismo de Portugal, realizadas no CAR - Centro de Alto Rendimento na Anadia. Nesta ação também foi lançado o GUIA ORIENTADOR - CICLISMO E DINAMIZAÇÃO DA ATIVIDADE TURÍSTICA.

  • Subida da Serra da Estrela em bicicleta de Estrada, com início em Nelas, numa iniciativa entre amigos de diversos grupos de Vale de Cambra.


  • Dinamização das atividades da SEMANA EUROPEIA DA MOBILIDADE em Vale de Cambra, ao serviço do Município de Vale de Cambra. Durante esta semana realizou-se um Passeio Urbano pela Cidade e dinamizou-se uma Gincana para crianças no Parque da Cidade.

Gincana de bicicletas para crianças. Parque da Cidade de Vale de Cambra - 2017

  • Participação no Assalto ao Caramulo, com partida em Destriz - Oliveira de Frades.

Forno Comunitário da Aldeia de Urgueira. Serra do Caramulo - 2017

2018

  • Participação nas etapas do Circuito GPS EPIC SAMSYS, em Santa Maria da Feira e Arouca.

Convívio entre os diversos grupos de Vale de Cambra, na etapa 0 - 2018

  • Organização do evento O Vale dos Duros GPS - Turismo em Bicicleta BTT, com o tema Terras de Cambra e Encostas da Freita, com partida em Macieira de Cambra, contando com cerca de 230 participantes.


Esta edição ficou marcada pela passagem na Aldeia das Amarelas, onde os participantes assinaram o livro de presenças do Vale dos Duros.


Inicio da participação no Projeto da GR60 - Grande Rota Montanhas Mágicas, ao serviço do Município de Vale de Cambra. Uma rota pedestre e ciclável para quebrar fronteira e ligar 7 Municípios (Arouca, Castelo de Paiva, Cinfães, Castro Daire, S. Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra).

Vistoria das etapas da GR60 em Vale de Cambra e Sever do Vouga

  • Coorganização e dinamização do Passeio Urbano e Gincana de Bicicletas em Macieira de Cambra. Esta iniciativa foi promovida em conjunto com a Farmácia Progresso e a Papelaria Ponto Praça, contando com o apoio da empresa Polisport Bicycle, a qual ofereceu cinco Balance Bikes à Escola Básico Luiz Bernardo de Almeida em Macieira de Cambra.


  • Participação no Assalto à Serra da Freita, com partida em Vale de Cambra.


2019

  • Organização do evento O Vale dos Duros GPS - Turismo em Bicicleta BTT, com o tema Vale de Cambra, com partida na Loja Interativa do Turismo de Vale de Cambra, contando com cerca de 200 participantes.


Nesta edição entregamos um donativo de quase mil euros aos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra.

Entrega do donativo no final do evento - 2019

  • Participação nas etapas do Circuito GPS EPIC SAMSYS, em S. Pedro do Sul e Cinfães, com o regresso à Gralheira - Aldeia do Pai Natal, permitindo explorar a Serra de Montemuro também nos concelhos de Resende, Castro Daire e Lamego!

Reencontro de amigos destas andanças. Campo Benfeito - 2019

2020

  • Formação: Participação no I Fórum e realização do Curso de Técnico de Centros Cyclin Portugal, da Federação Portuguesa de Ciclismo, realizado na Anadia.

  • Organização do evento O Vale dos Duros GPS - Turismo em Bicicleta BTT, que acabou por ser cancelado devido ao início da pandemia do COVID-19! Após o cancelamento do evento, o track GPS foi partilhado com os inscritos e divulgado nas redes sociais do Vale dos Duros, onde apelamos a todos para fazerem o percurso cumprindo as regras impostas pela DGS.


Um agradecimento especial aos participantes que estavam inscritos e ajudaram o Vale dos Duros nesta fase mais complicada, aceitando um Kit composto por uma T-shirt e Bidon alusivos ao evento, em troca do valor pago pela inscrição.

O ano de 2020 veio alterar a vida de todos nós, a pandemia veio empurrar-nos ainda mais para o mundo virtual, levando-nos a pensar em novas formas de promover o turismo em bicicleta e o contato com a natureza! O Vale dos Duros deu assim início à promoção de eventos e iniciativas em formato híbrido, aproveitando o que a tecnologia tem de melhor, utilizando APP's como o STRAVA para dinamizar desafios virtuais, monitorizados online, mas que incentivam sempre à descoberta do mundo real!

  • Acordo de PARCERIA INTERNACIONAL com o Clube Munnerëfer Velosfrënn de Mondorf-les-Bains no Luxemburgo, para a promoção do Cicloturismo nos dois países, bem como o intercâmbio de cicloturistas. Criação de um equipamento Vale dos Duros alusivo a esta parceria.


Troca simbólica dos Jerseys - 2022

2021

  • Formação: Participação no II Fórum e renovação da licença de Técnico de Centros Cyclin Portugal, da Federação Portuguesa de Ciclismo, realizado em formato online.

  • Criação do desafio virtual A SUBIDA MAIS LONGA, dinamizado com recurso à APP STRAVA. Esta iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Vale de Cambra.

Entrega dos prémios da Subida Mais Longa - variante ESTRADA - 2021

2022

  • Lançamento e dinamização da Variante BTT da iniciativa A SUBIDA MAIS LONGA. Após o sucesso da variante de ESTRADA, mais parceiros abraçaram esta iniciativa e em conjunto criamos "O contágio positivo deste inverno"! Parceiros: Município de Vale de Cambra, Bombeiros Vale de Cambra, Associação Cicloturismo Centro, Polisport Bicycle, Polipromotion, A Voz de Cambra, Casas dos Avós - Turismo Rural, ATREB, Sétimo Bar, ADCF, Café Alquebe, Café Kim, Padaria Flôr de Junqueira, Padaria Cantinho da Farrapa, UNlost, Friends FONZA Premium.


  • Formação: Participação no III Fórum e renovação da licença de Técnico de Centros Cyclin Portugal, da Federação Portuguesa de Ciclismo. Realizado em Castelo de Vide, com visita às infra estruturas do projeto Cyclin Alentejo.

Formação de Técnicos de Centros Cyclin Portugal - Castelo de Vide - 2022

  • Participação na 1ª Etapa do Circuito GPS EPIC SAMSYS, com mais um regresso à Aldeia Mágica de Drave, a partir de S. Pedro do Sul.

Chegada à Aldeia Mágica. Drave - 2022

  • Apoio no desafio virtual TRENCHING CYCLING CHALLENGE 11000 metros D- na Subida Mais Longa. Desafio realizado pela primeira vez em Portugal e superado com sucesso pelos ultra ciclistas João Pinto e André Alves.


  • Criação e dinamização do HALL OF FAME dos desafios e eventos realizado na Subida Mais Longa. A aquisição desta estrutura teve o apoio da Câmara Municipal de Vale de Cambra.

Hall of Fame da Subida Mais Longa

  • Apoio na organização do evento inaugural da GR60 - Grande Rota Montanhas Mágicas, realizado na Aldeia da Felgueira em Vale de Cambra, ao serviço do Município de Vale de Cambra.


Um agradecimento especial aos nossos parceiros do Clube Munnerëfer Velosfrënn de Mondorf-les-Bains, que vieram propositadamente do Luxemburgo para participar nesta inauguração.


  • Participação no UCI GRANFONDO WORLD SERIES Coimbra Region PORTUGAL, na distância Granfondo 150km, com partida e chegada em Montemor-o-Velho.

Joel Santos e Mário Rodrigues na partida do Granfondo World Series. Montemor-o-Velho - 2022

  • Coorganização do 1º Passeio de Cicloturismo das Festas Setembrinas, em Macieira de Cambra, inserido no Troféu Roda Livre da ACC - Associação de Cicloturismo do Centro. Esta iniciativa foi promovida em conjunto com a Associação de Cicloturismo do Centro, Comissão de Festas Setembrinas, Vale dos Duros, Papelaria Ponto Praça, AZTRAIL Bike Team e Gang das Motorizadas de Vale de Cambra.


  • Pela primeira vez os mini Duros Salvador e Rodrigo, participaram num Encontro de Escolas BTT, num evento organizado pela Escola de Ciclismo Sardanetas BTT, em Grada - Anadia, a quem agradecemos a oportunidade dada aos nossos meninos, bem como à Associação Ciclismo da Beira Litoral pela atenção que tiveram connosco. Os nossos meninos saíram positivamente contagiados desta aventura, ganharam uma experiência enriquecedora e memórias para o futuro.
Participação no Encontro de Escolas BTT, em Grada - Anadia - 2022

  • Apoio no desafio EVERESTING 8848 metros D+ na Subida Mais Longa. Desafio superado pelo Valecambrense Bruno Mouta, que foi acompanhado até à marca do BASECAMP pelo também Valecambrense Bruno Silva.



Formação: Curso de TREINADOR DE CICLISMO Grau 1, através da Federação Portuguesa de Ciclismo. A participação nesta formação teve como principal objetivo obter competências, para utilizar o desporto como uma forma de transmissão de valores para as gerações mais novas.
 
Treinos de Gincana com os mini Duros

  • Apoio na organização do evento de ativação das etapas BTT da GR60 - Grande Rota Montanhas Mágicas, ao serviço do Município de Sever do Vouga. No decorrer desta iniciativa promoveu-se duas infraestruturas cicláveis, a GR60 e a Ecopista do Vouga, bem como as duas unidades de alojamento turístico associadas à GR60, a Villa de Paçô em Cedrim e a Vougaldeias no Couto de Baixo.


  • Participação no Assalto ao Caramulo, com partida em Destriz - Oliveira de Frades.
  • Participação do Assalto à Serra da Freita, com partida em Vale de Cambra.

2023

  • Formação: Conclusão da parte teórica do Curso de Treinador de Ciclismo, na Federação Portuguesa de Ciclismo, com vista à criação da Escola BTT de Vale de Cambra.


  • Formação: Participação no Fórum Cyclin'Portugal da Federação Portuguesa de Ciclismo, realizado no território das Montanhas Mágicas, no concelho de Arouca.


  • Organização da 2ª Etapa do circuito GPS EPIC Samsys 2023 em Vale de Cambra, contando com cerca de 550 participantes.

Da Ponte da Gandra ao Detrelo da Malhada, ainda mais longa, ainda mais dura!

Vale dos Duros, Sempre na Roda, Cambra Power Team, Intercaima Bike, Rolhas e Caricas, RP Bike Shop.

Esta edição marcou o reencontro das etapas do GPS EPIC Samsys com Vale de Cambra e com a Serra da Freita, um evento que serviu para unir os diversos grupos e praticantes deste concelho para dar a conhecer o património histórico e cultural, as tradições gastronómicas, a beleza natural e as paisagens deslumbrantes do nosso território a quem visitou Vale de Cambra.


  • Participação no UCI Granfondo do Luxemburgo, Schleck X-Perience, a convite dos nossos amigos do Clube Munnerëfer Velosfrënn de Mondor-les-Bains. Esta viagem também teve como propositivo assinalar os 5 anos da geminação entre as cidades de Vale de Cambra e Mondorf.

Joel, Patrick e Mário Jorge na partida do GF.

Mario, Nathalie, Joel, Patrick, Mario Jorge e Carlos.


  • Fundação do Clube de Praticantes, Vale dos Duros - Clube de Ciclismo de Vale de Cambra

Objeto

O clube de praticantes “Vale dos Duros - Clube de Ciclismo de Vale de Cambra”, tem por objeto exclusivo a organização da prática da modalidade desportiva do ciclismo, nas suas diversas vertentes, enquanto atividade ligada ao desporto lúdico e ao lazer, numa lógica essencialmente não competitiva e sem fins lucrativos, sem qualquer orientação política ou religiosa, procurando igualmente contribuir para a promoção do uso da bicicleta, como uma forma de turismo ativo, um meio de transporte sustentável e ecológico para ir à descoberta da região de Vale de Cambra e das Montanhas Mágicas® (Serras da Freita, Arestal, Arada e Montemuro).


Esta associação foi criada por um grupo de amigos praticantes de ciclismo, os quais já desenvolviam atividades em parceria com outras entidades locais, promovendo a prática da modalidade e a visitação do território de Vale de Cambra desde 2008.  Passado 15 anos de atividade e motivados para passar os nossos valores às gerações futuras, em particular aos descendentes que entretanto já iniciaram também a prática da modalidade, o grupo de amigos entendeu que deveriam oficializar o clube, bem como dar o passo de criar oficialmente uma Escola de BTT em Vale de Cambra.

Os Fundadores

Sócio nº1 - Joel de Oliveira Santos

Sócio nº2 - Nuno Miguel Santos Tavares

Sócio nº3 - Cláudio Manuel Dos Santos Rocha

Sócio nº4 - Nuno Ricardo Abrantes Soares

Sócio nº5 - Jorge Filipe de Almeida

Sócio nº6 - José Miguel Bastos Oliveira

Sócio nº7 - António Manuel de Oliveira Rodrigues


  • Criação da Escola de BTT de Vale de Cambra
Inicio de treinos regulares aos sábados de tarde e também algumas participações em Encontros Regionais de Escolas de BTT, da ACBL - Associação de Ciclismo da Beira Litoral.



  • Dinamização de circuito de Gincana no Festival Pés na Serra em Cepelos, uma atividade promovida pelo Vale Mais Social e Câmara Municipal de Vale de Cambra.


  • Dinamização de circuito de Gincana no Parque dos Lagos em Codal, numa atividade da Associação de Pais da Escola Básica e JI de Codal, para crianças do pré escolar e 1º Ciclo.


  • Participação no Encontro de Escolas BTT promovido pela ADCF - Aldeia da Felgueira e apoio da Associação Ciclismo da Beira Litoral, em Vale de Cambra.


  • Dinamização de circuito de Gincana na Escola Básica 2/3 das Dairas, na festa de final de ano letivo promovida pela Associação de Pais desta escola.


  • Dinamização de circuito de Gincana nas Festas da Freguesia de Rôge.


  • Dinamização de circuito de Gincana no PH - Prolongamento de Horário da Fundação Luiz Bernardo de Almeida, para crianças do pré escolar.


  • Dinamização de circuito de Gincana no ATL - Espaço Alegria.


  • Dinamização do Bike Day, no âmbito da Semana Europeia do Desporto em Vale de Cambra.


  • Participação no Encontro de Escolas BTT promovido pelo clube Somamaratonas - Clube de BTT e apoio da Associação Ciclismo da Beira Litoral, em Verdemilho - Aveiro.


  • Volta completa à Grande Rota das Montanhas Mágicas em eBike, ao serviço do Município de Vale de Cambra e da Adrimag, uma Aventura Aumentada, uma viagem ao Portugal profundo e autentico!


  • Participação no Assalto ao Caramulo, com saída de Destriz.


Vale dos Duros, um projeto baseado em experiências e sustentado na partilha.

Publicações mais vistas