Vale dos Duros - Clube de Ciclismo de Vale de Cambra
Objeto
O clube de praticantes “Vale dos Duros - Clube de Ciclismo de Vale de Cambra”, tem por objeto exclusivo a organização da prática da modalidade desportiva do ciclismo, nas suas diversas vertentes, enquanto atividade ligada ao desporto lúdico e ao lazer, numa lógica essencialmente não competitiva e sem fins lucrativos, sem qualquer orientação política ou religiosa, procurando igualmente contribuir para a promoção do uso da bicicleta, como uma forma de turismo ativo, um meio de transporte sustentável e ecológico para ir à descoberta da região de Vale de Cambra e das Montanhas Mágicas® (Serras da Freita, Arestal, Arada e Montemuro).
Produto
1. Promoção da região de Vale de Cambra através da bicicleta;
2. Criação de conteúdos digitais para promoção do turismo em bicicleta, BTT e Estrada;
3. Organização e promoção de eventos, com foco no BTT;
4. A Subida Mais Longa - da Ponte da Gandra ao Pico do Gralheiro (Estrada e BTT), iniciativa virtual que surgiu durante a pandemia COVID-19;
5. Escola BTT.
Divulgação
Nos canais online do Vale dos Duros, desde o blog às redes sociais, mas também através de parcerias com meios de comunicação social, com particular destaque para o Jornal A Voz de Cambra.
Contactos
Joel Oliveira Santos / +351 916 304 222
Nuno Santos Tavares / +351 914 218 141
valedosduros.clube@gmail.com
Registos
NIPC 902255401
Descrição da logomarca
Representar de uma forma simplificada, a geomorfologia característica de Vale de Cambra.
As formas a preto representam as Serras que circundam e dão o ser ao Vale (de Cambra). Serra do Pereiro – Srª da Graça, Serra da Escaiba, Serra do Arestal e a Serra da Freita.
A forma a azul ao centro, representa a água dos Rios e Ribeiras que escorrem pelas serras até desaguarem no vale.
Como surgiu
O Vale dos Duros surgiu a 25 de Junho de 2008, em forma de blog, para registar e partilhar online as aventuras dos entusiastas do Enduro (Motociclismo) e do BTT (a partir de 2009), do concelho de Vale de Cambra, promovendo também a região como um destino turístico para a pratica de desportos de natureza.
Joel Oliveira Santos
Fundador e bloguer desde o inicio, considera o Vale dos Duros um projeto de vida, tendo contado com o apoio de diversos amigos ao longo destes anos, sendo a partilha a base para a sustentabilidade.
"O contacto com a natureza como uma forma de estar na vida, a promoção do turismo ativo responsável como uma missão e um trabalho a desenvolver."
Cronologia
2008
- Criação do Blog "O Vale dos Duros" (www.valedosduros.pt), centrado ainda na promoção do Enduro (Motociclismo), mas passando logo a também promover o BTT em 2009.
Nos primeiros anos do blog, tenho de destacar as inúmeras reportagens fotográficas/video de provas de Enduro (Motociclismo), a nível regional, nacional e internacional, tendo marcado presença em duas provas do Campeonato Mundial de Enduro fora de Portugal (Itália 2010 e França 2012) e uma prova de Enduro Indoor (Espanha 2010). Permitiu obter muito conhecimento baseado na experiência, conhecer novas realidades, organizações, formas de fazer e promover, conhecer muitos e bons amigos que ainda hoje se mantêm!
.JPG) |
Mundial de Enduro em Itália - e a tal Lua de Mel em Lovere! - 2010 |
Destas reportagens todas, tenho de destacar a que foi realizada dentro do Campeonato Nacional de Enduro 2012, o “Piloto Hobby”, onde o blogger se tornou Piloto e mostrou o lado de dentro da competição, a preparação do Piloto e Mota antes das provas, imagem e divulgação, reconhecimentos das especiais, entrevistas com pilotos da Elite, vídeos onboard, etc, (Pesquisar no arquivo do Blog).
 |
Campeonato Nacional de Enduro - Figueira da Foz - 2012 |
2009
- Início da participação em alguns eventos de BTT locais, com destaque para as atividades organizadas pelo IntercaimaBike, BTT Arouca, Escola de Ciclismo Bruno Neves e pelos Sempre a Pedalar de Cesar, que organizavam uma prova distinta na região, o ORI BTT - orientação por RoadBook.
 |
Joel Santos e Sérgio Moreira nas primeiras pedaladas. Vale de Cambra - 2009 |
2010- Dinamização do núcleo de Vale de Cambra, no Projeto LIMPAR PORTUGAL, ao serviço do Sport Clube de Cambra e do Município de Vale de Cambra. Nesta iniciativa que decorreu a 20 de Março de 2010, entidades e associações locais, adultos e crianças, uniram-se para retirar da floresta Valecambrense, mais de 24 toneladas de resíduos!
.JPG) |
Briefing com os voluntários do núcleo de Vale de Cambra - 2010 |
2011
- Acompanhamento e promoção da equipa Valecambrense ACMOTOS | TM Racing em todas as provas do Campeonato Nacional de Enduro 2011, a qual conquistou dois títulos nacionais nesta época, Carlos Alberto Campeão na classe Open 2 e o Valecambrense António Carmo foi Campeão na classe Veteranos!
- Acompanhamento e cobertura fotográfica/vídeo das provas do CREN - Campeonato Regional de Enduro Norte 2011.
 |
Joel Santos e Jorge Gomes, a equipa de reportagem |
- Colaboração na promoção da prova do Campeonato Mundial de Enduro, realizada em Vale de Cambra, ainda ao serviço do Sport Clube de cambra, com a criação de guias para o publico, conteúdos digitais para o site da prova, ações de promoção e acompanhamento de toda a organização do evento. Este trabalho de promoção foi realizado em parceria com a Cibersistemas do saudoso Miguel Oliveira, com quem muito aprendi sobre o mundo digital, tendo também o apoio da Márcia Bastos através do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Vale de Cambra.
Todas as ações foram desafiantes, mas tenho de destacar o dia em que fomos para o estádio de futebol de Aveiro, promover a prova em dia de jogo da Seleção Nacional de Futebol!
 |
Joel Santos e Ernesto Fernandes - 2011 |
2012
- Criação da rubrica O Piloto Hobby, realizada dentro do Campeonato Nacional de Enduro, com o objetivo de promover a nova classe dedicada aos amadores. Além da família e todos os parceiros que me apoiaram nesta aventura, a colaboração do Jorge Gomes (Modo J) foi fundamental para o sucesso desta reportagem.
- Acompanhamento e cobertura fotográfica/vídeo das provas do CREN - Campeonato Regional de Enduro Norte 2012, com particular destaque para a Equipa Porto Enduro, com quem colaboramos para promover a participação das Mulheres nas provas de Enduro em Portugal.
 |
André Ferreira, Sofia Pereira e Ricardo Brites |
- Cobertura fotográfica/vídeo oficial na prova internacional de Extreme Enduro, a Extreme XL de Lagares.
 |
Joel Santos, Nuno Tavares e Jorge Gomes, a equipa de reportagem |
Desde Julho de 2012, as motas foram sendo trocadas pelas bicicletas, sendo o BTT a atividade principal.
- Criação do Bike Team associado ao blog Vale dos Duros.
 |
Foto do grupo inicial, no Passeio BTT de Teamonde - 2013 |
Início da participação regular em eventos e iniciativas a nível local, regional e nacional, com particular destaque para os eventos BTT guiados por GPS, o Assalto ao Caramulo, Geobike Challenge, Circuito NGPS, Circuito GPS EPIC SERIES.
- Participação na ETAPA DA VOLTA, da Volta à Portugal em Bicicleta, com partida e chegada em Viseu.
 |
Rui Costa e Joel Santos na chegada à Meta. Viseu - 2012 |
- Primeira participação no Assalto ao Caramulo, com partida em Destriz - Oliveira de Frades.
- Coorganização do Passeio BTT por Trilhos de Teamonde, em Teamonde - Oliveira de Azeméis.
2013
- Colaboração na prova do Campeonato Nacional de Enduro, realizada em Vale de Cambra e organizada pelo Sport Clube de Cambra. O Bike Team do Vale dos Duros ficou responsável pela Especial Cronometrada EXTREME TEST, em Algeriz.
- Acompanhamento da equipa Valecambrense ACMOTOS | TM Racing na ultima prova do Campeonato Nacional de Enduro, realizada na Figueira da Foz, onde o também Valecambrense Stefan Pinheiro se sagrou Campeão Nacional de Enduro na classe Verdes.
 |
Consagração do Stefan Pinheiro, com o titulo de Campeão Nacional |
Filiação na Federação Portuguesa de Ciclismo, vertente CPT - Ciclismo para Todos, através da Associação de Cicloturismo do Centro.
- Participação nas etapas do Circuito NGPS, Arouca, Maia e Cinfães, com destaque para o GEObike Challenge, a primeira volta de bicicleta à Aldeia Mágica de Drave. Neste ano também foi a primeira participação na etapa da Aldeia da Gralheira, com um grande nevão na Serra de Montemuro!
 |
Participação na etapa do NGPS na Aldeia da Gralheira, Cinfães - 2013. |
- Personalização dos quadros Vale dos Duros de roda 29". Estas bicicletas acabaram por se tornar numa das imagens de marca das publicações do blog.
- Coorganização do Passeio BTT por Trilhos de Teamonde, em Teamonde - Oliveira de Azeméis.
 |
2º Passeio BTT por Trilhos de Teamonde da URDT |
2014
- Colaboração na prova do Campeonato Mundial de Enduro, realizada em Vale de Cambra e organizada pelo Sport Clube de Cambra. O Bike Team do Vale dos Duros ficou responsável pela Especial Cronometrada EXTREME TEST, em Algeriz.
A partir de 2014, o foco passou a ser apenas a Bicicleta.
Publicações regulares, criação de rotas digitais, organização de eventos guiados por GPS, tendo por objetivo a promoção do território através da utilização da bicicleta.
- Formação: Curso de Técnico de Centros de BTT, da Federação Portuguesa de Ciclismo, realizado em Macedo de Cavaleiros.
 |
Formação Técnicos de Centro de BTT - Macedo de Cavaleiros - 2014 |
- Criação do evento O Vale dos Duros GPS - Turismo em Bicicleta BTT, em Vale de Cambra. A primeira edição foi integrada na 2ª Etapa do Circuito NGPS, com partida no Parque da Cidade de Vale de Cambra, contando com a participação de 970 participantes. O grupo BTT Vale de Cambra/COVEMA foi parceiro deste evento.
Esta edição ficou marcada pelo número de participantes, que nos ajudaram a angariar 5 mil euros para oferecer aos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra!
 |
Entrega do donativo de 5 mil euros aos Bombeiros - 2014 |
- Participação nas etapas do Circuito NGPS: Lousã, Vale de Cambra, Vizela, Guimarães, Mesão Frio, Terras de Bouro, Maia.
 |
Participação em família no NGPS de Guimarães - 2014
|
De todas estas etapas, a de Terras de Bouro organizada pelos Super Fraquinhos, foi um verdadeiro desafio de superação pessoal! Foram cerca de 110km a pedalar pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês, com destaque para a travessia da fronteira e fuga até às termas de Lobios, para um revigorante banho quente no Rio Caldo!
- Colaboração na prova de Downhill Urbano, realizada em Vale de Cambra e organizada pela Associação Académica de Cambra.
 |
O Bike Team do Vale dos Duros com o atleta Zé Manel Borges |
- Participação em provas da TAÇA REGIONAL CENTRO DE XCM, em conjunto com a equipa Valecambrense FisioSimetria. Maratonas de Coimbra, Gouveia e Montemor-o-Velho.
 |
Partida da Maratona da Abrunheira, Montemor-o-Velho - 2014 |
- Participação numa prova da TAÇA DE PORTUGAL DE XCM. Maratona BTT 5 Cumes - Barcelos.
 |
Partida da Maratona dos 5 Cumes - Taça de Portugal XCM - 2014 |
Participação no grupo de trabalho para a criação e lançamento do Circuito GPS EPIC SERIES. No final deste ano ainda se realizou a Etapa 0 do Circuito GPS EPIC SERIES, com regresso à Aldeia da Gralheira na Serra do Montemuro - Cinfães, onde os organizadores apresentaram as suas etapas.
 |
Apresentação das etapas do circuito GPS EPIC SERIES para 2015 |
2015
- Organização do evento O Vale dos Duros GPS - Turismo em Bicicleta BTT, inserido na 2ª Etapa do Circuito GPS EPIC SERIES em Vale de Cambra, com partida na Aldeia da Felgueira, contando com a participação de 550 participantes.
Registo da marca "Vale dos Duros" no INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
- Formação: Participação nas diversas conferências do PORTUGAL BIKE VALUE, ações promovidas pela UA - Universidade de Aveiro e ABIMOTA - Associação Nacional das Indústrias de Duas Rodas.
 |
Apresentação do evento O Vale dos Duros GPS, num workshop realizado na UA - Universidade de Aveiro - 2015 |
- Finishers do Circuito GPS EPIC SERIES 2015, com participação nas etapas: Seia (até à Torre da Serra da Estrela, com muita muita neve!), Vale de Cambra, Macedo de Cavaleiros, Ponte da Barca, Marco de Canaveses, Murça, Maia.
 |
Ultima etapa do ano com diversos grupos de Vale de Cambra. Maia - 2015 |
- Participação no Assalto à Serra da Freita, com partida em Vale de Cambra.
2016
- Organização do evento O Vale dos Duros GPS - Turismo em Bicicleta BTT, com o tema Rota da Água e da Pedra das Montanhas Mágicas, com partida no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra, contando com cerca de 200 participantes.
- Participação nas etapas do circuito GPS EPIC SERIES 2016: Etapa 0 em Marco de Canaveses e a 1ª Etapa com o regresso à Aldeia Mágica de Drave, com partida em S. Pedro do Sul.
 |
Convívio entre os diversos grupos de Vale de Cambra, na Aldeia de Drave - 2016 |
- Participação na Peregrinação de Cicloturismo a Fátima, organizada pelo IntercaimaBike. Vale de Cambra - Fátima.
 |
Grupo na chegada ao Santuário de Fátima - 2016 |
- Dinamização do EUROPEAN CYCLING CHALLENGE em Vale de Cambra, Team AMP - Área Metropolitana do Porto, ao serviço do Município de Vale de Cambra. Uma iniciativa que decorreu durante o mês de Maio e consistiu na promoção da bicicleta para deslocações diárias, organização de um passeio urbano pela cidade e uma Gincana de Bicicletas para crianças, a qual teve a colaboração da Escola de Condução Cambrense, para a dinamização de uma pista com sinais de trânsito.
- Formação: Assinatura do COMPROMISSO PELA BICICLETA, uma iniciativa promovida pela UA - Universidade de Aveiro.
 |
Assinatura do Compromisso pela Bicicleta. Murtosa - 2016 |
"O objectivo do COMPROMISSO é colocar na agenda pública o tema da bicicleta nas suas múltiplas dimensões, alinhar os esforços dos vários parceiros (governo, autarquias, universidades, empresas do sector, empresas em geral, organizações da sociedade civil)..."
Compromisso pela Bicicleta.
Da Ponte da Gandra ao Detrelo da Malhada, ainda mais longa, ainda mais dura!
 |
Vale dos Duros, Sempre na Roda, Cambra Power Team, Intercaima Bike, Rolhas e Caricas, RP Bike Shop. |
Esta edição marcou o reencontro das etapas do GPS EPIC Samsys com Vale de Cambra e com a Serra da Freita, um evento que serviu para unir os diversos grupos e praticantes deste concelho para dar a conhecer o património histórico e cultural, as tradições gastronómicas, a beleza natural e as paisagens deslumbrantes do nosso território a quem visitou Vale de Cambra.
- Participação no UCI Granfondo do Luxemburgo, Schleck X-Perience, a convite dos nossos amigos do Clube Munnerëfer Velosfrënn de Mondor-les-Bains. Esta viagem também teve como propositivo assinalar os 5 anos da geminação entre as cidades de Vale de Cambra e Mondorf.
 |
Joel, Patrick e Mário Jorge na partida do GF. |
 |
Mario, Nathalie, Joel, Patrick, Mario Jorge e Carlos. |
- Fundação do Clube de Praticantes, Vale dos Duros - Clube de Ciclismo de Vale de Cambra
Objeto
O clube de praticantes “Vale dos Duros - Clube de Ciclismo de Vale de Cambra”, tem por objeto exclusivo a organização da prática da modalidade desportiva do ciclismo, nas suas diversas vertentes, enquanto atividade ligada ao desporto lúdico e ao lazer, numa lógica essencialmente não competitiva e sem fins lucrativos, sem qualquer orientação política ou religiosa, procurando igualmente contribuir para a promoção do uso da bicicleta, como uma forma de turismo ativo, um meio de transporte sustentável e ecológico para ir à descoberta da região de Vale de Cambra e das Montanhas Mágicas® (Serras da Freita, Arestal, Arada e Montemuro).

Esta associação foi criada por um grupo de amigos praticantes de ciclismo, os quais já desenvolviam atividades em parceria com outras entidades locais, promovendo a prática da modalidade e a visitação do território de Vale de Cambra desde 2008. Passado 15 anos de atividade e motivados para passar os nossos valores às gerações futuras, em particular aos descendentes que entretanto já iniciaram também a prática da modalidade, o grupo de amigos entendeu que deveriam oficializar o clube, bem como dar o passo de criar oficialmente uma Escola de BTT em Vale de Cambra.
Os Fundadores
Sócio nº1 - Joel de Oliveira Santos
Sócio nº2 - Nuno Miguel Santos Tavares
Sócio nº3 - Cláudio Manuel Dos Santos Rocha
Sócio nº4 - Nuno Ricardo Abrantes Soares
Sócio nº5 - Jorge Filipe de Almeida
Sócio nº6 - José Miguel Bastos Oliveira
Sócio nº7 - António Manuel de Oliveira Rodrigues
- Criação da Escola de BTT de Vale de Cambra
Inicio de treinos regulares aos sábados de tarde e também algumas participações em Encontros Regionais de Escolas de BTT, da ACBL - Associação de Ciclismo da Beira Litoral.
- Dinamização de circuito de Gincana no Festival Pés na Serra em Cepelos, uma atividade promovida pelo Vale Mais Social e Câmara Municipal de Vale de Cambra.
- Dinamização de circuito de Gincana no Parque dos Lagos em Codal, numa atividade da Associação de Pais da Escola Básica e JI de Codal, para crianças do pré escolar e 1º Ciclo.
- Participação no Encontro de Escolas BTT promovido pela ADCF - Aldeia da Felgueira e apoio da Associação Ciclismo da Beira Litoral, em Vale de Cambra.
- Dinamização de circuito de Gincana na Escola Básica 2/3 das Dairas, na festa de final de ano letivo promovida pela Associação de Pais desta escola.
- Dinamização de circuito de Gincana nas Festas da Freguesia de Rôge.
- Dinamização de circuito de Gincana no PH - Prolongamento de Horário da Fundação Luiz Bernardo de Almeida, para crianças do pré escolar.
- Dinamização de circuito de Gincana no ATL - Espaço Alegria.
- Dinamização do Bike Day, no âmbito da Semana Europeia do Desporto em Vale de Cambra.
- Participação no Encontro de Escolas BTT promovido pelo clube Somamaratonas - Clube de BTT e apoio da Associação Ciclismo da Beira Litoral, em Verdemilho - Aveiro.
- Volta completa à Grande Rota das Montanhas Mágicas em eBike, ao serviço do Município de Vale de Cambra e da Adrimag, uma Aventura Aumentada, uma viagem ao Portugal profundo e autentico!
- Participação no Assalto ao Caramulo, com saída de Destriz.
2024
- Organização do "O Vale dos Duros GPS - Operação Influencer"!! 10 Anos de Turismo em Bicicleta BTT.
Este evento foi organizado pelo Vale dos Duros - Clube de Ciclismo de Vale de Cambra, com a colaboração do Município de Vale de Cambra e Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra, contando ainda com o apoio do Rôge FC, Herkell/Jolucor-fabricação e Manutenção Industrial Lda, Ene Emoções, Associação dos Amigos da Pontemieiro, Associação de Ciclismo da Beira Litoral e Federação Portuguesa de Ciclismo, Junta de Freguesia de Rôge, Junta de Freguesia de S. Pedro de Castelões, Junta de Freguesia de Junqueira e Junta de Freguesia de Macieira de Cambra. Colaboração do Café Central de Merlães (Capital da Bifana) e Churrascos Arestal.
O percurso foi delineado para mais uma vez conhecerem gentes e locais, desta vez dedicado à Serra do Pereiro e Serra do Arestal, tendo contado com a participação de cerca de 230 ciclistas.
- Experimenta a Grande Rota
Uma organização do Município de Vale de Cambra, com a parceira da Junta de Freguesia de Junqueira, Junta de Freguesia de Arões, Adrimag/Grande Rota das Montanhas Mágicas e Vale dos Duros - Clube de Ciclismo de Vale de Cambra.
- Encontro de Escolas BTT - Tábua
- Encontro de Escolas BTT - Águeda
- Encontro de Escolas BTT – Grada, Anadia
- Encontro de Escolas BTT – Felgueira, Vale de Cambra
 |
A equipa técnica de apoio: José Miguel Oliveira, Nuno Soares, Joel Santos e João Loureiro. |
Terminamos a época com certezas sobre o trilho a seguir na escola btt do Vale do Duros, primeiramente será necessário construir as condições para treinar, depois fazer uma nova época focada no lazer e diversão com os miúdos, eventualmente procurar encontros de escolas ao abrigo do regulamento OPEN, para avaliar as diferenças e a recetividade do grupo a este modelo. Uma pedalada de cada vez.
- Ciclocrosse Cidade de Vale de Cambra
 |
A equipa da organização |
O Município de Vale de Cambra pretendeu com este evento celebrar a parceria internacional com a Comuna de Mondorf-Les-Bains, no Luxemburgo, tendo como parceiro desta prova o Clube Munnerefer Velosfrenn.
NOME
CICLOCROSSE CIDADE DE VALE DE CAMBRA
DATA
Dia 1 de Dezembro de 2024, entre as 9h e as 14h
CATEGORIA DA PROVA
Taça Regional Associação Ciclismo da Beira Litoral
ORGANIZAÇÃO
Município de Vale de Cambra em parceria com a ACBL - Associação de Ciclismo da Beira Litoral e Federação Portuguesa de Ciclismo.
PARCEIROS INTERNACIONAIS
Comuna de Mondorf-Les-Bains e o Clube Munnerëfer Velosfrënn
PARCEIROS LOCAIS
Vale dos Duros - Clube de Ciclismo de Vale de Cambra, Bombeiros Vale de Cambra, Da Graça Almeida Transportes - Transportes Internacionais, Polivale S.A. - Industria Metalúrgica, Lda.
- Passeio de Natal com os Mini Duros
Um pequeno passeio convívio pelo vale de Cambra, com passagem pelo Bosque de Natal e a terminar à mesa da Tasquinha da Olinda, para ensinar os mini duros a comer bifanas!
Vale dos Duros, um projeto baseado em experiências e sustentado na partilha.