CREN2012: Comunicado Enduro Marco Canaveses
Antes demais, queremos explicar o porquê de colocar o comunicado hoje e aqui, tal motivo prende-se com o aconselhamento de advogado responsável pelo processo do qual estamos a ser alvos, melhor dizendo, que eu Paulo Melicias estou a ser alvo.
Depois queremos dizer, que nesta organização não há cobardes nem meninos. Se dissemos a todos para ir embora o quanto antes no dia da prova, foi porque fomos aconselhados pelas autoridades a fazê-lo, numa
tentativa de não piorar a situação e não prejudicar ainda mais os intervenientes, quer os da organização quer os participantes. No final do evento não esteve presente toda a organização, não por terem fugido, mas sim por estar no posto da Gnr a tentar apaziguar a situação.
Posto isto, passamos aqui explicar a serie de acontecimentos que culminou no desfecho já sabido.
1. A organização do CREN tenta sempre reunir todas as condições, quer logísticos quer em termos legais, sendo que para este efeito na prova do Marco não iriam ser usadas as vias publicas. Aconteceu que no dia anterior à prova foi-nos negado a possibilidade de passar num terreno, obrigando a passar com a prova em 1000 metros de via publica.
2. A organização local teve o cuidado de falar com todos os proprietários dos terrenos por qual a prova passou. No entanto, à GNR chegou uma queixa relativamente à passagem da prova por terrenos não autorizados pelo queixoso .Ora tal facto não se veio a verificar uma vez que depois de se analisar bem as queixas não eram fundamentadas.
3. No entanto, uma vez que houve a presença da GNR no local, coube às autoridades como procedimento normal averiguar a legalidade do evento. O qual, nós estávamos cientes desde do meio da semana passada que seria completamente impossível obter as licenças obrigatórias, no entanto confiantes que uma vez que tínhamos o acordo de todos os proprietários bem como o apoio da Junta local, poderíamos ter algumas garantias na realização da mesma, levando à decisão da realização da Prova.
4. Chegada da GNR ao Paddock e depois de apresentar os documentos do Diretor de Prova, os seguros de responsabilidade civil e de acidentes pessoais dos participantes, foi-nos proposto pelo Sr. Comandante da GNR duas alternativas:
- Ou encerramento imediato da prova e uma hora para sair e limpar todo espaço;
- Ou continuava a prova e ia haver uma fiscalização minuciosa a todas as viaturas na saída do paddock, estando ainda a incorrer num crime de desobediência.
5. Postas estas condições, foi unânime pela organização o encerramento da Prova.
Queremos também deixar claro o seguinte:
Desde do ano passado que tentamos trabalhar com a Federação de Motociclismo de Portugal no sentido deste Campeonato ser apoio pela Federação. No entanto não tem sido possível chegar a um consenso, uma vez que a ideia do Regional é tornar mais acessível a pratica deste desporto, o qual defendemos que deve haver alguma abertura para o cumprimento ou não de algumas regras. Claro que o não apoio da Federação, a qual não criticamos uma vez que é normal quererem que o regulamento seja cumprido, torna a situação do CREN mais difícil.
A obtenção das licenças para realização das provas do CREN, dependendo de cada Câmara Municipal, pode ser necessário pareceres da GNR, entidades florestais, entidades responsáveis por zonas protegidas. É nosso objectivo cumprir com o que está legalmente imposto. No entanto sabemos nós, que algumas vezes a obtenção de determinados documentos neste país não é fácil, para além disso temos em conta que alguns dos participantes também não estão a cumprir completamente com a lei (seguros e matriculas), por isso tentamos sempre fazer provas aonde esse risco esteja diluído.
Mas como é notório risco existe sempre e se em todo o Campeonato do ano anterior não aconteceu nada de extraordinário no que diz respeito à legalidade das provas, este ano se aconteceu, pedidos desculpas pelo facto e apelamos à vossa compreensão. No entanto tudo faremos para que nada parecido aconteça no que resta do campeonato.
Quanto ao desfecho em termos desportivos da prova. Decidimos que deveríamos aproveitar o que a prova nos deu. Sabendo nós que poderemos estar a cometer algumas injustiças em termos de resultados. Mas pensamos nós ser a única forma de prosseguir com o campeonato.
Sendo assim iremos contabilizar o seguinte:
- A classificação atribuir aos consagrados terá em conta as passagens em todas as especiais uma vez que todos as fizeram.
- As classes E1, E2, E3, Veteranos e Senhoras, será tendo em conta as passagens pelas especiais apenas da primeira volta.
- Em nenhuma das classes será postas penalizações dos postos de controlo horário.
Queríamos ainda referir que tivemos em mente a realização de um segundo enduro para compensar este, no entanto como devem compreender para alem da dificuldade logística existe uma dificuldade legal que é difícil ultrapassar devido aos acontecimentos.
Queremos assim nos despedir do Marco, destacando as excelentes condições para a prática da modalidade, partindo agora para novos rumos.
“O caminho faz-se caminhando” e espero que todos queiram caminhar comigo.
Paulo Moreira (Melicia)
Mais informação e resultados em http://www.meliciasteam.com/
Texto: Organização do Enduro Marco de Canaveses - CREN2012 - MeliciasTeam
Fotos: ModoJ
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