A SUBIDA MAIS LONGA - Variante BTT

 O contágio positivo deste inverno!


À semelhança da iniciativa anterior, dedicada às bicicletas de estrada, a Variante BTT é um desafio virtual de acesso livre e gratuito, não havendo uma organização pontual, mas sim uma dinamização regular para vos incentivar a praticar o BTT e a descobrir o território através da bicicleta.

DATAS

A Variante BTT vai decorrer durante os meses de inverno, terminando no dia 21 de Março de 2022, mas essencialmente para se fazer durante aos fins de semana, pois o trajeto em BTT já exige mais disponibilidade de tempo.


O encerramento irá decorrer novamente na Loja do Turismo de Vale de Cambra, mas antes ainda iremos marcar um dia no mês de Março, para mais uma vez promovermos uma ação de reflorestação, num terreno próximo do trajeto da subida.

A Credencial da SUBIDA MAIS LONGA

Para dinamizar esta nova iniciativa e envolvermos mais alguns parceiros, criamos a Credencial da Subida Mais Longa - Variante BTT. A ideia é simples, vão ter de recolher uns autocolantes nos parceiros que vão encontrar durante o percurso, nos quais pedimos que façam alguma despesa, sendo assim uma forma de os ajudar a superar estes tempos mais complicados!


A Credencial irá estar disponível para levantamento, aos sábados e domingos de manhã, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra, onde em troca de uns simbólicos 2€ (que revertem na totalidade para esta Associação), vão receber a vossa Credencial e o primeiro autocolante alusivo ao KM 0. Esta parceria visa ajudar esta Associação, que em troca irá garantir a segurança de quem andar a fazer os percursos que agora disponibilizamos, pois para nós a segurança não é virtual!

Autocolantes no trajeto da subida:

1. Quartel dos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra; 2. Café Alquebe* em Viadal; 3. Café Kim*** na Felgueira.

No trajeto de regresso pela Serra da Freita:

1. O C.P. - Controle de Percurso será na Associação de Trebilhadouro*, na Casa da Aldeia de Trebilhadouro. Confirmar disponibilidade na página da ATREB.

No trajeto de regresso pela Serra do Arestal:

1. O C.P. - Controle de Percurso será na Padaria Flor de Junqueira, na Zona Industrial da Calvela.

Autocolante EXTRA:

1. Voltinha do Pastel de Nata - A típica volta domingueira, até à Padaria Pastelaria Cantinho da Farrapa**, na Farrapa.

*ABERTO SÓ AO FIM DE SEMANA.

** FECHADO À QUARTA-FEIRA.

*** FECHADO À TERÇA-FEIRA.

PERCURSOS

O percurso não está sinalizado, apenas irá ter o painel informativo do Km 0 na Ponte da Gandra e outro com o Km 25 no Pico do Gralheiro, pois é para fazerem através de navegação por GPS.


 A SUBIDA MAIS LONGA - Variante BTT, regresso pela Serra da Freita - 45km/1550D +.

 A SUBIDA MAIS LONGA - Variante BTT, regresso pela Serra do Arestal - 47km/1600D +.

Disponibilizamos estes dois percursos de ida e volta, por forma a explorarem mais o território. Os percursos são adequados para bicicletas BTT, com passagem por estradas rurais e caminhos florestais, mas também existem algumas travessias de estrada onde devem ter mais atenção!

O segmento STRAVA


A SUBIDA MAIS LONGA - Variante BTT tem um conceito ainda mais virado para o lazer e turismo pela região, no entanto iremos utilizar novamente a plataforma STRAVA, mais com o objetivo de monitorizar a iniciativa, mas também para quem quiser criar o seu próprio desafio de superação pessoal. Na Credencial tem um espaço para todos poderem escrever o seu resultado no final da iniciativa, o número de vezes que fizeram a subida e o tempo.



OS PRÉMIOS!

No final desta iniciativa e com o apoio da POLISPORT, iremos voltar a premiar o KOM, a QOM e o/a LOCAL LEGEND do segmento da subida, que a somar aos produtos POLISPORT, vão receber um autocolante extra alusivo à distinção obtida no STRAVA!


EXTRA EXTRA.. A VOLTINHA DO PASTEL DE NATA!


Todos os caminhos vão dar à Padaria Pastelaria Cantinho da Farrapa. A dona Filomena e a sua equipa são uma simpatia, a nata e o café são top! Decidimos criar esta opção extra, pois nem todos os dias vão estar bons para subir à Serra da Freita. Uma voltinha tipicamente domingueira, com início no KM 0 da Subida Mais Longa e final no centro de Vale de Cambra.

O Percurso

Dois trajetos com o Rio Vigues como tema, pois disponibilizamos um trajeto para cada margem deste rio e suas aldeias! Orientação no sentido dos ponteiros do relógio. Tracks GPS disponíveis para download na APP AllTrails ou no Google Drive. Caso façam o trajeto da margem esquerda, também passam pela Aldeia de Trebilhadouro, onde podem recolher o Autocolante do Regresso pela Serra da Freita, na Associação ATREB, consultem a disponibilidade na página de facebook antes de passarem por lá!

RECOMENDAÇÕES

1. Todos podem participar. Não é um evento organizado, mas sim um desafio virtual para nos mantermos ativos, promovermos o território e incentivar a pratica do BTT, logo vão andar em autonomia total no verdadeiro sentido da palavra!

2. Recomendamos sempre que verifiquem as previsões meteorológicas, dado que a iniciativa irá decorrer durante o inverno, levem sempre equipamento adequado à época, não arrisquem a ir em dias de alertas da proteção civil!

3. Sigam sempre as recomendações da DGS em relação à COVID-19, à data que forem fazer algum dos percursos. Levem sempre mascara convosco, para recolher a Credencial, bem como para depois recolher os autocolantes nos parceiros desta iniciativa.

4. A participação é livre e gratuita, bastando apenas descarregar os track GPS dos percursos que disponibilizamos.

5. Quem não tiver dispositivo GPS, pode usar a APP ALLTRAILS a partir do smartphone.

6. Os menores de idade devem ser acompanhados por um adulto.

7. A Credencial da Subida Mais Longa - Variante BTT, pode ser levantada no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra, tendo um custo de 2€, valor que reverte totalmente para esta associação. Os autocolantes que vão recolher durante o percurso não tem qualquer custo, mas incentivamos a que façam algum tipo de consumo.

8. O Segmento STRAVA deve ser encarado como um desafio de superação pessoal, não levem demasiado a sério, não corram riscos desnecessários, tenham muita atenção à circulação na via pública e onde também circulam pessoas e outros veículos. Sempre que fizerem a subida ou um dos percursos, publiquem no STRAVA identificando o nome do trajeto (exemplo: A Subida Mais Longa Variante BTT ou Voltinha do Pastel de Nata), enviem-nos fotografias para a página de facebook do Vale dos Duros, partilhem a vossa experiência!

9. No caso de terem algum acidente e necessitarem da ajuda dos Bombeiros, para serem localizados mais facilmente, digam qual o percurso que estão a fazer (regresso pela Freita ou regresso pelo Arestal) e o quilometro aproximado. Iremos deixar no quartel os mapas dos dois percursos, com a distância de km a km.

AGRADECIMENTOS

Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Vale de Cambra, Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra, Polisport, Polipromotion. Sem estas parcerias não seria possível dinamizar este desafio virtual, dado que existem algumas despesas associadas e não iremos cobrar qualquer valor de inscrição.


Segue-nos no Facebook.

Para obtermos algumas receitas para dar continuidade ao trabalho do Vale dos Duros, iremos em breve criar uma Loja Online na nossa página de Facebook, com artigos da Marca Vale dos Duros, bem como alguns artigos alusivos A SUBIDA MAIS LONGA. Para já vai seguindo as nossas publicações sobre esta iniciativa na página de facebook, obrigado.

Comentários

Publicações mais vistas