Duros no GeoBike Challenge - Circuito NGPS 2013


Após o Assalto ao Caramulo no final de 2012, aproveitamos a realização da 1ª etapa do Circuito NGPS aqui na zona (Arouca) para voltar a dar uso ao GPS. Esta também foi a nossa primeira participação neste circuito e também num evento organizado totalmente guiado por GPS, pois o Assalto ao Caramulo é um evento espontâneo  aqui no NGPS temos dorsal, banhos no final, seguro e uns bónus neste caso da "ECO Bike", os organizadores desta etapa.

Reunidas as condições e motivação para participar, lá inscrevemos 9 elementos, que no dia foram devidos por 3 grupos, uns mais rápidos outros mais lentos, mas todos chegamos ao final do dia bastante satisfeitos (leia-se empenados).
O grupo da reportagem foi então composto pelo Joel, Nuno, Rui e o Bruno que se juntou aos Duros. Saímos de Arouca por voltas das 8.30h com o objectivo principal de chegar a Drave, depois víamos se continuávamos ou dávamos à sola pela escapatória mais fácil.


Primeira parte do percurso, subida à Serra da Freita em 15km, foi dose, mas fomos compensado pelos excelentes trilhos escolhidos pela "ECO Bike" e após a foto da praxe no miradouro da Frecha da Mizarela, fizemos uma pausa no Café para a tal Sandes de presunto e uma mini (mini que nos deu cabo das pernas durante uns km's).

Segunda parte do percurso, mais trilhos de excelência, alias foi uma constante durante todo o percurso que fizemos, parabéns à "ECO Bike" pelo trabalho. Atravessamos o planalto da Serra da Freita até ao desvio entre os participantes do GEO45 e do GEO90.

Aqui saboreamos uma Aletria divinal, um prémio só para quem rola na cauda do pelotão :) e lá seguimos viagem numa enorme descida até Covelo de Paivô, onde ficamos a lanchar enquanto aguardávamos pela passagem de um grupo de praticantes de Kayak, nas cristalinas águas do Rio Paivô, espectáculo!

Terceira parte do percurso foi um grande empeno, nas pernas e na mente, que subidona!!! até chegar ao topo da Serra para começar a descer para a Aldeia de Regoufe. Pelo meio ainda fomos mais uma vez premiado pela organização, pois tinham montado um reforço a meio da subida e onde estava um salpicão daqueles de comer e chorar por mais :) aposto que mais uma vez a malta da frente nem o viu :).

Lá descemos a Regoufe, bonita e típica Aldeia da região, onde também podemos ver as antigas minas de Volfrâmio.



Após atravessar Refouge, paramos junto à ribeira, antes de iniciar a subida para apanhar finalmente o acesso à nossa meta, onde sacamos do tal Queijo amanteigado da Serra da Estrela e umas Chouriças poderosas, pois a fome já era muita, penso que já passava das 13.30h!!

Estômago mais confortado, lá iniciamos a subida para sair de Regoufe em direcção à Aldeia Mágica de Drave, que logo no estradão de acesso já podemos observar paisagens de cortar a respiração, como estas montanhas em forma de "garra"!!


Após a paragem para as fotos lá continuamos no estradão até apanhar o verdadeiro trilho de acesso à Aldeia Mágica, chegando a Drave muito mais tarde do que o previsto, foi tempo de tirar mais umas fotos para registar o momento e definir a estratégia para regressar a Arouca o mais rápido possível para evitar a noite e o frio (e ainda não sabíamos o quão terrível ia ser a subidona que nos esperava para sair da Aldeia)...


Sessão fotográfica terminada, começou o martírio... sair de Drave! É muito bonito, mas sair de lá com a bike é complicado, muito mais senão estivermos habituados a fazer uns bons km's em alta montanha, pois já estávamos esgotados (nada que a organização não nos tivesse informado, pois até criaram um excelente manual do participante, ideia 5* e que muito ajudou a preparar a mente para o que íamos enfrentar, mais uma vez a "ECO Bike" a trabalhar bem).

Como éramos os últimos a sair de Drave, junto com um outro grupo que entretanto nos apanhou, fomos seguidos e apoiados moralmente por alguns elementos da organização até quase ao final da subidona.
No final seguimos sempre por estrada até à 2ª escapatória onde estavam os restante membros da organização, os quais amavelmente nos recolheram até Arouca, pois tivemos de tomar essa opção, não seria seguro ficarmos no percurso, mesmo da escapatória, o frio já estava a apertar e ainda tínhamos algum empeno pelo caminho.

Decidido então dar por terminada a nossa aventura no Geo Bike Challenge, lá fomos à boleia da "ECO Bike" até às piscinas de Arouca, focados no banho quente para aquecer um pouco o corpo e a mente, mas ainda fomos mais uma vez presenteados pela organização ao cruzar a meta final, Pão de Ló de Arouca e vinho do Porto, caiu mesmo de estalo :).
Os banhos não estavam lá muito quentes, mas deu pro gasto, vestir roupa lavada e seguir caminho para casa, mas sem antes parar no Pão de Ló de Arouca e fazer as comprar para levar pra família ;).

Para concluir, foi Duro, ficamos empenados, não estávamos preparados para tanta subida e tantos km's, mas valeu bem o esforço pela aventura, trilhos percorridos, Aldeias que conhecemos, convívio entre o grupo e ficou a vontade de voltar a participar numa outra etapa do Circuito NGPS, talvez Figueira da Foz para descobrir a Serra da Boa Viagem!

Posteriormente também vai sair um video com a chegada a Drave e mais alguns trilhos.

Parabéns mais uma vez aos mentores deste evento.

Comentários

Publicações mais vistas