Gonçalo Reis às portas do “Top-Ten” em Itália
Depois de um longo interregno após a prova do Mundial disputada em Torres Vedras, competição onde Gonçalo Reis brilhou com dois oitavo postos alcançados na ronda portuguesa do Mundial da modalidade, este intervalo nas corridas não foi, porém, deixado ao acaso pelo piloto da equipa oficial da Gas Gas que esteve praticamente um mês em Espanha a desenvolver a sua moto de corridas, bem como os novos modelos de produção da casa catalã.
A quinta prova do Mundial de Enduro foi disputada em plena região da Toscânia, em Castiglioni di Fiorentino, competição onde uma vez mais o grande adversário de todos os pilotos foi o calor extremo que se fez sentir ao longo do fim-de-semana com as temperaturas a ultrapassarem em muito a casa dos 40°C. Piloto do Magoito não conseguiu “encaixar” na prova tal como era o seu objectivo e no primeiro dia de competição alguma tensão iria limitar a ascensão de Reis aos lugares de maior destaque, acabando por terminar no 13º lugar a apenas algumas décimas de Lorenzo Santolino o seu grande rival no Campeonato Espanhol de Enduro.
No segundo dia de prova as temperaturas muito elevadas continuavam a fazer vitimas entre os pilotos do pelotão do Mundial e se não foi o calor que impediu a progressão de Gonçalo Reis, desta feita seria a corrente da sua moto que iria provocar problemas ao sair em plena especial fazendo o piloto perder preciosos segundos para os seu adversários, que terminaria este dia num pouco expressivo 10º posto.
Gonçalo Reis: “Durante estas últimas três semanas estive em Girona na fábrica a testar material novo para as próximas corridas do Campeonato Espanhol e para o Mundial, bem como algumas das novidades relativamente às motos de produção para 2013. Este fim de semana estive no Mundial em Itália onde enfrentei uma super especial muito gira e técnica, mas também haviam algumas dificuldades. Como eu entrei já com a noite a cair decidi enfrentá-la com bastante precaução. No primeiro dia de prova entrei com vontade de andar bem, mas a temperatura elevada foi o factor mais difícil de ultrapassar com termómetro a subir até aos 46°C. Senti-me bem mas o meu corpo estava muito tenso e não me sentia a 100% para atacar, ficando assim em 13º a uma décima de segundo do Lorenzo Santolino, o meu adversário no Campeonato de Enduro em Espanha.
No segundo dia de prova estava mais calmo e descontraído. Ataquei na primeira especial mas mas acabei por cair e perder algum tempo, mesmo assim dei sempre o meu máximo até à 2ª passagem pela Enduro Test no rio, onde devo ter batido em alguma pedra e saltou a corrente da mota o que fez perder mais de um minuto para os meus adversários. Nessa altura perdi algum embalo e foi-me difícil voltar a a atacar porque ainda faltavam duas voltas e só queria levar a mota até ao fim sem problemas. Mesmo assim correu tudo bem e consegui terminar ainda dentro dos dez melhores da Classe E1.”
Resultados Campeonato do Mundo de Enduro Castiglioni di Fiorentino:
Dia 1: 1º Antoine Meo (FRA) com 51m39s, 2º Matti Seistola (FIN) a 14s, 3º Eero remes (FIN) a 17s, 4º Thomas Oldrati (ITA) a 1m16s, 5º Simone Albergoni (ITA) a 1m19s, 6º Nicolas Deparrois (FRA) a 1m23s, 7º Fabien Planet (FRA) a 1m34s, 8º Rodrig Thain (FRA) a 1m35s .....13º Gonçalo Reis (POR) a 4m06s
Dia 2: 1º Eero Remes (FIN) com 57m38s, 2º Matti Seistola (FIN) a 33s, 3º Thomas Oldrati (ITA) a 41s, 4º Rodrig Thain (FRA) a 58s, 5º Fabien Planet (FRA) a 1m08s, 6º Simone Albergoni (ITA) a 1m32s, 7º Nicolas Deparrois (FRA) a 1m59s, 8º Antti Helsten (FIN) a 3m19s.... 10º Gonçalo Reis (POR) a 5m14s
Press Officer Gonçalo Reis
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