O lado Verde do Enduro

Numa altura em que muito se fala sobre a pouca adesão ao Campeonato Nacional de Enduro (CNE), o lado Verde do Enduro ganha força dentro das provas amadoras.
A nova época dos Enduros amadores está a iniciar, começando já com o 1º Enduro Vales Longos em Stª Comba, Sobreira - Paredes a 25 de Setembro.

O lado Verde do Enduro

A conjuntura actual do nosso País é certamente um dos factores que tem contribuído para o decréscimo de Pilotos no CNE durante o ano de 2011, anulação de provas como foi caso de Loures e até o calendário internacional tem sofrido, como foi o caso da alteração à ultima hora do Mundial de Enduro da Figueira da Foz para Vale de Cambra.

Por outro lado os Enduros ditos amadores, têm vindo a crescer em numero de provas e participantes.


Durante o ano de 2010 e no decorrer de 2011 já foram muitas as provas realizadas e todas tiverem uma percentagem de participação bastante mais elevada em relação às provas do CNE. Muitos são os factores e as exigências para participar num Campeonato Nacional nunca poderão ser as mesmas de participar num Enduro amador, nisso estamos todos de acordo. Mas fica a pergunta:

O Enduro em Portugal é Profissional ou Amador?


Fazendo uma retrospectiva sobre as épocas transactas do Campeonato Nacional de Enduro e olhando para o Parque Fechado em geral, concluímos facilmente que o Enduro em Portugal é Verde/Amador.

O piloto de Enduro em geral é aquele que tem um trabalho durante a semana, treina físico ao final do dia e só ao fim de semana é que anda com a mota. Os apoios são poucos, nunca suficientes para patrocinar a época completa, na maioria dos casos, são os amigos lá da terra porque gostam de ajudar.

É esta classe Verde que mantém o CNE e são estes que têm de ser incentivados a participar nas provas.

No ponto de vistas dos organizadores e numa altura em que os apoios, principalmente das Câmaras Municipais é escasso ou mesmo nulo, torna-se muito difícil organizar uma prova do CNE que tendo poucos pilotos o mais certo é não ser viável financeiramente e como até as colectividades organizadoras na sua maioria são amadoras (leia-se Associação Sem Fins Lucrativos/Amor à Camisola) à que reflectir bem sobre o rumo a tomar em relação ao nosso Enduro.

Soluções?

A actual comissão de Enduro está a promover um Inquérito aos pilotos do CNE 2011, ao qual todos devem responder de modo contribuir para uma solução. Mas o certo é que a comissão de Enduro não poderá ficar indiferente aos Enduros amadores e ao que atrai tão grande numero de participantes, podendo daí tirar soluções para o CNE 2012.

Mais provas e todas de só de um dia? Calendário mais alargado ao longo do ano de modo aos pilotos também obterem orçamento para as provas? Licenças e taxas de inscrição de prova, mais baratas para os Verdes/Amadores? Extreme Test será um obstáculo na mente dos Verdes? Nesta ultima questão, pelo que se tem visto nos Enduros amadores, não será este o principal problema.

Muitas mais serão as perguntas e todas juntas, com o devido bom senso e para o bem do Enduro em Portugal, servirão para achar a formula para resolver problema do CNEEsta deverá ser a prioridade da comissão de Enduro.

Todos os Pilotos, Team Managers, Organizadores em geral (não apenas os que se candidatam a provas para 2012) e nós os adeptos do Enduro, também podemos e devemos contribuir com as nossas sugestões e ideias em prol e para bem do nosso desporto.

Texto: Joel Oliveira Santos
Fotos: ValeDosDuros.com|ModoJ

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