É treinar, pois já há data marcada - Maratona 5 Cumes, 22 de Setembro de 2013


Toda a informação sobre esta conceituada Maratona: amigosdamontanha.com

Apresentação
A Maratona 5 Cumes é já uma referência no panorama actual do BTT e este ano conta novamente para a Taça de Portugal XCM.  A edição de 2013 realiza-se no dia 22 de Setembro e, uma vez  vez mais, o programa promete uma excelente prova, com a conquista dos 5 Cumes de Barcelos. 

O percurso dos 5 cumes provoca nos participantes a sensação de conquista de cumes, uma sensação de evolução de etapas "palpáveis" e não meramente indicativas ou com controlo por tempo. 

O percurso este ano leva os participantes a percorrer os 5 cumes a Sul e Norte do Rio Cávado, estendendo-se, no total por cerca de 90km, havendo, ainda, a opção mais acessível, a “Meia-maratona”, com 3 cumes e aproximadamente 50 km. 

No global, o percurso integral caracteriza-se pela exigência física saudável e pela variedade dos trilhos, com caminhos, estradões, quintas, singletracks, riachos e outras surpresas que os participantes percorrerão. 

O percurso da maratona 2013 terá novidades com a introdução de novos cumes e novos trilhos.

Solidariedade
Os 5 cumes este ano estarão solidários com a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Esta iniciativa tem como principais objectivos sensibilizar a população para a problemática desta doença e angariar fundos para os tratamentos dos doentes oncológicos. Por cada inscrito na maratona dos 5 cumes, € 1,00, reverterá a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro que é uma associação cultural e de serviço social, privada e declarada de utilidade pública, que promove a prevenção primária e secundária do cancro, o apoio social e a humanização da assistência ao doente oncológico e a formação e investigação em oncologia.

Génese
O conceito da “Maratona 5 Cumes” reflecte a concepção de um evento com uma componente simultaneamente competitiva e lúdica, que prima pelo cumprimento de objectivos intercalares específicos – cumes - nos quais os participantes sentem a conquista de cumes - típica do alpinismo - e assim têm uma sensação de evolução de etapas “palpáveis” e não meramente indicativas ou por controlo parcial.

A ideia surgiu do sócio n.º1 dos Amigos da Montanha, António Faria, que certo dia se propôs a percorrer em bicicleta e autonomia os montes do vale da cidade de Barcelos. Em autonomia e com a sua máquina fotografia, percorreu os cumes que deram origem à actual Maratona BTT 5 Cumes de Barcelos, considerada já uma referência que, para muitos, constitui o maior desafio do ano.

Reportagem RTP2, da edição 2012: http://www.pinkbike.com/video/279942/

Comentários

Publicações mais vistas