Mobilidade urbana sustentável

Cidade em festa, ruas condicionadas ao trânsito, a bicicleta foi a escolha certa!



Mobilidade urbana sustentável

Hoje em dia fala-se muito na mobilidade sustentável nas cidades e do uso da bicicleta como a alternativa ao automóvel, mas não é a única, o bom senso está em saber escolher o modo de deslocação adequado ao trajecto que vamos fazer, ir a pé, de bicicleta, em transporte colectivo, mas também no automóvel particular, pois também depende das circunstâncias e factores da nossa deslocação e da cidade em onde nos encontramos.

Mobilidade e bem estar

No que respeita ao uso da bicicleta nas cidades, é sem duvida uma boa opção como transporte individual, pois é sustentável, é ecológico e ainda tem o bónus de ser saudável pelo exercício que fazemos.

Escolher a bicicleta certa

Falando da escolha da bicicleta para meio de transporte individual, é importante saber escolher o modelo/tipo de bicicleta mais adequado às características da nossa cidade de residência, para que assim tenhamos uma boa experiência de mobilidade suave!

Exemplo: Numa cidade com algumas subidas, usar uma bicicleta "single-speed", certamente não irá ser a opção mais correcta, já as novas "e-bikes" de certo irão proporcionar uma boa experiência de mobilidade suave.

B'twin Polivalente Original 500




A minha escolha foi para uma bicicleta polivalente, com um quadro em alumínio para ser mais leve, roda 28 para maior estabilidade, uma transmissão semelhante às bicicletas btt para facilitar a progressão nas subidas, suspensão frontal para obter maior conforto ao circular em estradas mais fracas, avanço ajustável para poder adaptar ao estilo de condução de quem usar a bicicleta (eu ou a Maria).


Outra vantagem deste modelo de bicicleta, é a facilidade de adaptar acessórios extra, como foi o caso da cadeira de transporte (fixação frontal, modelo Guppy Mini da Polisport) para o mini duro Salvador e o porta bagagens, onde adaptei um alforge que é suficiente para levar um casaco, guardar o capacete e ainda dá para trazer o pão da padaria.

Comentários

Publicações mais vistas