European Cycling Challenge em Vale de Cambra

A manhã do dia 22 de Maio foi dedicada ao uso da bicicleta, como um meio de transporte alternativo e sustentável no centro da cidade de Vale de Cambra.


Foram duas iniciativas, o percurso urbano de 8,5 km's do European Cycling Challenge (ECC) para maiores de 16 anos e a Gincana de Bicicletas no Parque da Cidade para os mais novos.


O European Cycling Challenge (ECC) em Vale de Cambra, teve uma boa adesão por parte dos utilizadores e aficionados das bicicletas!


O objectivo do ECC é somar km's durante todo o mês de Maio, sempre que se utilize a bicicleta como um meio de transporte para pequenas deslocações, no final a cidade ou equipa (no caso de Vale de Cambra, é o Team AMP - Área Metropolitana do Porto) que tiver mais km's acumulados, é consagrada como "a cidade mais amiga da bicicleta"!


Em Vale de Cambra, a Câmara Municipal delineou um percurso com 8,5 km's, com uma média de inclinação à volta do 1,5%!! (podemos considerar quase plano), ligando as principais zonas de comercio e serviços públicos, mas também as duas principais zonas de lazer próximas do centro da cidade, a Praia Fluvial de Burgães e o Parque da Cidade.

Gincana de bicicleta POLISPORT, a iniciativa dedicada aos mais novos.

Pista de Trânsito
Para esta iniciativa, foram preparadas duas pistas no Parque da Cidade, uma de trânsito e outra de obstáculos. A pista de trânsito foi monitorizada pelo instrutor Marco Pinto, da Escola de Condução Cambrense, com o objectivo de consciencializar as crianças para as regras de transito.

Pista de obstáculos
A pista de obstáculos foi monitorizada por praticantes de ciclismo/btt e teve como objectivo estimular o equilíbrio e destreza física das crianças, mas também a superação pessoal, levando cada uma das crianças a ultrapassar os obstáculos e desafios propostos.

Cerca de 20 anos, separam estas duas fotografias!!




Pessoalmente, a colaboração na organização desta Gincana de Bicicletas, teve um significado especial, pois retrocedendo cerca de 20 anos, tinha sido participante numa iniciativa do género, organizada pelo Grupo Desportivo e Cultural de Algeriz, tendo ficado na memória e deixado a vontade de um dia retribuir o feito em prol dos mais novos, ainda mais agora com a motivação dada pelo meu mini Duro, Salvador, no carrinho de bebé na segunda fotografia.

Compromisso pela Bicicleta
Esta foi a primeira iniciativa, onde nos envolvemos para contribuir para o "Compromisso pela Bicicleta", um desafio lançado pela Plataforma Tecnológica da Bicicleta e mobilidade suave da Universidade de Aveiro, ao qual o Vale dos Duros aderiu.

Apoios
Localmente estas duas iniciativas contaram com o imprescindível apoio da Polisport Bicycle, Vale dos Duros, Cafetaria do Parque, Escola de Condução Cambrense e o instrutor Marco Bispo Pinto, Compromisso pela Bicicleta, Bombeiros Vale de Cambra e GNR, e claro a Câmara Municipal de Vale de Cambra.

+FOTOGRAFIAS: https://goo.gl/photos/ztPya7rGmEcGJ5sN8

Comentários

Publicações mais vistas