2023 em revista


Um ano marcado pelas atividades dedicadas aos Mini Duros, com a criação da Escola BTT de Vale de Cambra, a transmissão de valores e a estimulação da utilização da bicicleta junto dos mais novos.

 2023

  • Formação: Conclusão da parte teórica do Curso de Treinador de Ciclismo, na Federação Portuguesa de Ciclismo, com vista à criação da Escola BTT de Vale de Cambra.


  • Formação: Participação no Fórum Cyclin'Portugal da Federação Portuguesa de Ciclismo, realizado no território das Montanhas Mágicas, no concelho de Arouca.


  • Organização da 2ª Etapa do circuito GPS EPIC Samsys 2023 em Vale de Cambra, contando com cerca de 550 participantes.

Da Ponte da Gandra ao Detrelo da Malhada, ainda mais longa, ainda mais dura!

Vale dos Duros, Sempre na Roda, Cambra Power Team, Intercaima Bike, Rolhas e Caricas, RP Bike Shop.

Esta edição marcou o reencontro das etapas do GPS EPIC Samsys com Vale de Cambra e com a Serra da Freita, um evento que serviu para unir os diversos grupos e praticantes deste concelho para dar a conhecer o património histórico e cultural, as tradições gastronómicas, a beleza natural e as paisagens deslumbrantes do nosso território a quem visitou Vale de Cambra.


  • Participação no UCI Granfondo do Luxemburgo, Schleck X-Perience, a convite dos nossos amigos do Clube Munnerëfer Velosfrënn de Mondor-les-Bains. Esta viagem também teve como propositivo assinalar os 5 anos da geminação entre as cidades de Vale de Cambra e Mondorf.

Joel, Patrick e Mário Jorge na partida do GF.

Mario, Nathalie, Joel, Patrick, Mario Jorge e Carlos.


  • Fundação do Clube de Praticantes, Vale dos Duros - Clube de Ciclismo de Vale de Cambra

Objeto

O clube de praticantes “Vale dos Duros - Clube de Ciclismo de Vale de Cambra”, tem por objeto exclusivo a organização da prática da modalidade desportiva do ciclismo, nas suas diversas vertentes, enquanto atividade ligada ao desporto lúdico e ao lazer, numa lógica essencialmente não competitiva e sem fins lucrativos, sem qualquer orientação política ou religiosa, procurando igualmente contribuir para a promoção do uso da bicicleta, como uma forma de turismo ativo, um meio de transporte sustentável e ecológico para ir à descoberta da região de Vale de Cambra e das Montanhas Mágicas® (Serras da Freita, Arestal, Arada e Montemuro).


Esta associação foi criada por um grupo de amigos praticantes de ciclismo, os quais já desenvolviam atividades em parceria com outras entidades locais, promovendo a prática da modalidade e a visitação do território de Vale de Cambra desde 2008.  Passado 15 anos de atividade e motivados para passar os nossos valores às gerações futuras, em particular aos descendentes que entretanto já iniciaram também a prática da modalidade, o grupo de amigos entendeu que deveriam oficializar o clube, bem como dar o passo de criar oficialmente uma Escola de BTT em Vale de Cambra.

Os Fundadores

Sócio nº1 - Joel de Oliveira Santos

Sócio nº2 - Nuno Miguel Santos Tavares

Sócio nº3 - Cláudio Manuel Dos Santos Rocha

Sócio nº4 - Nuno Ricardo Abrantes Soares

Sócio nº5 - Jorge Filipe de Almeida

Sócio nº6 - José Miguel Bastos Oliveira

Sócio nº7 - António Manuel de Oliveira Rodrigues


  • Criação da Escola de BTT de Vale de Cambra
Inicio de treinos regulares aos sábados de tarde e também algumas participações em Encontros Regionais de Escolas de BTT, da ACBL - Associação de Ciclismo da Beira Litoral.



  • Dinamização de circuito de Gincana no Festival Pés na Serra em Cepelos, uma atividade promovida pelo Vale Mais Social e Câmara Municipal de Vale de Cambra.


  • Dinamização de circuito de Gincana no Parque dos Lagos em Codal, numa atividade da Associação de Pais da Escola Básica e JI de Codal, para crianças do pré escolar e 1º Ciclo.


  • Participação no Encontro de Escolas BTT promovido pela ADCF - Aldeia da Felgueira e apoio da Associação Ciclismo da Beira Litoral, em Vale de Cambra.


  • Dinamização de circuito de Gincana na Escola Básica 2/3 das Dairas, na festa de final de ano letivo promovida pela Associação de Pais desta escola.


  • Dinamização de circuito de Gincana nas Festas da Freguesia de Rôge.


  • Dinamização de circuito de Gincana no PH - Prolongamento de Horário da Fundação Luiz Bernardo de Almeida, para crianças do pré escolar.


  • Dinamização de circuito de Gincana no ATL - Espaço Alegria.


  • Dinamização do Bike Day, no âmbito da Semana Europeia do Desporto em Vale de Cambra.


  • Participação no Encontro de Escolas BTT promovido pelo clube Somamaratonas - Clube de BTT e apoio da Associação Ciclismo da Beira Litoral, em Verdemilho - Aveiro.


  • Volta completa à Grande Rota das Montanhas Mágicas em eBike, ao serviço do Município de Vale de Cambra e da Adrimag, uma Aventura Aumentada, uma viagem ao Portugal profundo e autentico!


  • Participação no Assalto ao Caramulo, com saída de Destriz.


Vale dos Duros, um projeto baseado em experiências e sustentado na partilha.

Comentários

Publicações mais vistas